Thomas Letsch, ex-treinador do Salzburgo
Thomas Letsch, ex-treinador do Salzburgo - Foto: IMAGO

Apesar de liderar o campeonato, Salzburgo despede o treinador

Emblema austríaco vinha de uma sequência de maus resultados, mas a direção não perdeu tempo e libertou Thomas Letsch, mesmo continuando no topo

O Salzburgo, atual líder da liga austríaca, anunciou esta terça-feira a saída do treinador, o alemão Thomas Letsch. A decisão surge na sequência de uma série de maus resultados, com o clube a justificar a mudança com a necessidade de «novos impulsos».

Apesar de a equipa partilhar a liderança do campeonato com o LASK, ambos com 33 pontos ao fim de 19 jornadas, o desempenho recente não foi considerado satisfatório. O empate a uma bola no passado domingo, frente ao modesto GAK, foi a gota de água que levou ao despedimento do técnico de 57 anos e do seu adjunto, Kai Hesse. A decisão acontece precisamente antes do confronto direto com o LASK.

Num comunicado oficial, o diretor desportivo do clube, Marcus Mann, explicou a decisão. «Após uma análise cuidadosa, cheguei à conclusão de que o Salzburgo precisa de novos impulsos», afirmou. Thomas Letsch, que assumiu o comando da equipa no início de 2025, esteve à frente do clube em 56 jogos oficiais. Após um início de 2026 promissor, a equipa começou a vacilar, culminando agora na sua saída.

O Salzburgo, que foi eliminado da presente edição da UEFA Europa League na fase de liga e que perdeu com o FC Porto em casa na ronda inaugural (0-1, golo de William Gomes na compensação), viu a sua hegemonia interna ser quebrada nas duas últimas épocas. Depois de conquistar dez títulos consecutivos entre 2013 e 2024, o clube foi relegado para o segundo lugar pelo Sturm Graz em ambas as temporadas anteriores. Marcus Mann acrescentou ainda que o nome do novo treinador será anunciado «em breve».