Segunda parte desastrosa deixa Juventus com pé e meio fora da Champions
De reviravolta em reviravolta, com dois jogadores a bisar e, no final, os anfitriões garantiram uma vantagem confortável para o jogo em Itália. O Galatasaray venceu esta terça-feira a Juventus por 5-2 na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League. Francisco Conceição foi titular na vecchia signora.
Foi o clube turco, a jogar no infernal e repleto Complexo Desportivo Ali Sami Yen, que chegou à vantagem. Um mau lançamento da Juve perto da área permitiu a recuperação dos anfitriões e, depois de Noa Lang não conseguir rematar, o médio Gabriel Sara rematou no coração da área para abrir a contagem ao quarto de hora de jogo.
A festa no estádio durou... cerca de minuto e meio, porque a reação dos italianos foi imediata. O cruzamento de Cambiaso foi meio golo, Kalulu não cabeceou com precisão, mas, na recarga, Koopmeiners fez o 1-1. O neerlandês, que foi a grande figura do primeiro tempo, voltou a brilhar aos 32 minutos de jogo: combinou com McKennie e, com um disparo potentíssimo, fez o tento da primeira reviravolta do encontro.
O Galatasaray cresceu após a desvantagem e, aos 40', Akgun obrigou Di Gregorio a aplicar-se para impedir nova igualdade. A Juve foi para o intervalo em vantagem mas, logo após o início da segunda parte, o guardião italiano defendeu o remate de Yilmaz para a frente e Noa Lang, pleno de oportunidade, encostou para fazer o 2-2.
Foi o início de um furacão que só terminou com o apito final. O tricampeão turco manteve o pé no acelerador e, à hora de jogo, Sara bateu livre venenoso e, com um desvio subtil, Sánchez fez a segunda reviravolta da partida. Tudo ficou mais difícil para a Juventus ao minuto 67, quando Juan Cabal, que havia entrado no início da segunda parte, viu dois amarelos no espaço de 22 minutos e deixou os comandados de Luciano Spalletti com menos um em campo.
Não foi, contudo, da inferioridade numérica que surgiu o 4-2, mas sim da desconcentração de Lloyd Kelly. O central dos bianconeri recebeu perto da pequena área, deixou-se antecipar por Osimhen e a bola sobrou para Lang, que bisou no encontro. O central da equipa de Turim voltou a deixar-se antecipar pelo nigeriano e Sacha Boey fez, com um potente remate cruzado, o 5-2 final.
A Juventus chegou ao intervalo a vencer, mas quatro golos sofridos e uma expulsão ditaram um segundo tempo desastroso para o desfecho da partida e, provavelmente, da eliminatória. O Galatasaray vai jogar a Itália na quarta-feira da próxima semana com três golos de vantagem e o sonho cada vez mais real de estar nos oitavos de final da Champions.