Raqueta especial de Nadal vai ser vendida e o preço base é uma 'pechincha'
Nadal, que foi homenageado com uma estátua no famoso complexo em Paris, é o maior campeão de Roland Garros da história, com umas incríveis 14 conquistas do torneio e um recorde de 112 vitórias e apenas 4 derrotas. Agora, quando a edição deste ano terminar, a primeira sem o espanhol, uma das suas raquetas mais icónicas vai a leilão.
2017 | La Decima.
— Roland-Garros (@rolandgarros) November 1, 2024
Coming back to Paris after having to pull out of the tournament the previous year, Nadal took over and flew by the rounds to lift his 10th Coupe des Mousquetaires. pic.twitter.com/D5civXYrkd
A empresa Prestige Memorabilia, especializada em artigos de ténis, colocou à venda em leilão a raqueta que Nadal usou em 24 partidas diferentes - incluindo as sete rondas da atuação mais dominante de Nadal em Roland Garros, em 2017.
Além disso, o tenista espanhol, que se retirou no final do ano passado, após a Taça Davis, usou a mesma raqueta durante grande parte do início da temporada em piso duro, incluindo a final do Masters de Miami com Roger Federer, bem como toda a temporada em terra batida - Monte Carlo, Barcelona, Madrid e Roma - antes de culminar a sua participação em Paris.
A Resolution Photomatching, empresa que identificou e validou os encontros em que o objeto foi usado, também indica possíveis correspondências adicionais com cinco jogos no Australian Open, incluindo a lendária final de 2017, novamente com Federer.
Le nonuple vainqueur de RG, @RafaelNadal, prend les devants et mène 2 sets à rien 6/2, 6/3
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 11, 2017
🕔 1h26#RG17 pic.twitter.com/B1jXP2zKjL
A temporada de 2017 de Nadal é uma das mais significativas da sua carreira. Depois de conquistar títulos de Grand Slam todos os anos de 2005 a 2014, nas temporadas de 2015 e 2016 enfrentou várias lesões e uma quebra de forma. Embora tenha permanecido no top 10, não chegou a nenhuma final de Grand Slam nesses dois anos. Com a chegada do ex-número 1 Carlos Moyá à equipa técnica, em 2016, seguiu-se o grande regresso de Nadal.
Em 2017, chegou a três finais de Grand Slam e venceu Roland Garros e o US Open. O triunfo em Paris foi o seu primeiro Grand Slam em três anos, desde que tinha vencido Roland Garros pela última vez em 2014. Este título teve um significado especial, pois representou o seu décimo triunfo no torneio - La Décima.
Rafael Nadal est de retour sur le circuit à #Wimbledon après sa victoire à #RG17/ @RafaelNadal is back at #Wimbledon pic.twitter.com/QobM1lLeUZ
— Roland-Garros (@rolandgarros) July 3, 2017
A estimativa do valor desta raqueta ronda os 88.500 euros, segundo Matt Kashin, fundador da Prestige Memorabilia. O recorde atual para uma raqueta de Nadal é de 123 mil euros - valor alcançado em fevereiro, quando a Sotheby's vendeu uma raqueta associada a 12 partidas de 2022, incluindo o incrível regresso na final do Australian Open contra Daniil Medvedev. Contudo, o preço base é 8.800 euros.
Ao conquistar o seu segundo troféu em Melbourne, Nadal tornou-se o segundo tenista da história a alcançar o duplo Grand Slam na carreira. Antes dessa venda, o recorde era detido pela Prestige com a raqueta de Nadal da final de Roland Garros de 2007 - a primeira raqueta que Nadal alguma vez usou, e que apareceu num leilão.
No mesmo leilão, a Prestige está a vender o casaco que Nadal usou durante a cerimónia de entrega de prémios em Roland Garros em 2022 - quando conquistou o seu 22.º e último troféu de Grand Slam da carreira.