Siga o Tondela vs Casa Pia em direto
FINAL DA PARTIDA! TONDELA 1 CASA PIA 2. Quem diria que depois de uma primeira parte tão nivelada por baixo do ponto de vista qualitativo a etapa complementar seria recheada de emoção? Mas ainda bem que assim foi! Porque os segundos 45 minutos tiveram um pouco de tudo: velocidade, intensidade, oportunidades, golos, reviravolta no marcador... Enfim. Belíssimo período no Estádio João Cardoso. Ivan Cavaleiro, aos 58 minutos, colocou os auriverdes em vantagem, na transformação de uma grande penalidade - mão de Abdu Conté -, mas Larrazabal, apenas quatro minutos depois, teve cabeça para empatar, na sequência de cruzamento da esquerda de Jérémy Livolant. O conjunto orientado por Gonçalo Brandão motivou-se com o golo e aos 70 minutos consumou mesmo a reviravolta: Larrazabal (o melhor em campo) assistiu e Renato Nhaga faturou. Até final, ambos os conjuntos dispuseram de mais situações de finalização, mas Cícero (79'), David Sousa (89'), João Goulart (90+6'), Yeffrei Rodríguez (90+6') e Bernardo Fontes (90+7') - sim, o guarda-redes do Tondela ia marcando, na sequência de uma subida à área contrária por ocasião de um lance de bola parada - não deram o melhor seguimento aos lances. O Tondela continua sem ganhar em casa na presente edição da Liga (sete jogos, cinco derrotas e dois empates), o Casa Pia voltou a vencer fora de portas mais de três meses depois - o último triunfo dos gansos na condição de visitantes havia sido a 14 de setembro, no reduto do Arouca (2-0), em partida da 5.ª jornada.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Bernardo Fontes ia... marcando! O guarda-redes do Tondela foi à área contrária na sequência de um pontapé de canto e o cabeceamento do brasileiro saiu a rasar a barra.
Enorme defesa de Ricardo Batista! Yefrei Rodríguez rematou em cima da linha da pequena área, descaído para a direita, mas o guarda-redes dos gansos negou o empate aos beirões.
Grande ocasião para o Casa Pia! Mais um pontapé de canto cobrado de forma exemplar por Abdu Conté, do lado direito, e João Goulart, ao segundo poste, cabeceou a rasar a barra da baliza contrária.
Renato Nhaga, aos 70 minutos, deu o melhor seguimento a um excelente cruzamento de Larrazabal e consumou a reviravolta no marcador, colocando o Casa Pia em vantagem:
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
Grande defesa de Bernardo Fontes! Pontapé de canto batido por Abdu Conté do lado direito e David Sousa, junto à marca de penálti, cabeceia para uma extraordinária intervenção do guarda-redes do Tondela.
Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por João Goulart.
Jérémy Livolant sai do campo e é substituído por Kevin Prieto.
Emmanuel Maviram sai do campo e é substituído por Rony Lopes.
Pedro Maranhão sai do campo e é substituído por Afonso Rodrigues.
Por cima! Joe Hodge tentou o empate, na sequência de um remate forte, à entrada da área, mas a bola não levou a melhor direção e não causou perigo a Ricardo Batista.
O árbitro não aceita as queixas de André Geraldes e mostra-lhe o cartão amarelo
Larrazabal teve cabeça para devolver o empate ao marcador, aos 62 minutos:
Yassin Oukili sai do campo e é substituído por Miguel Sousa.
A rasar a barra! Cícero, de cabeça, atirou a milímetros do travessão da baliza à guarda de Ricardo Batista. O Tondela ficou muito perto do empate...
Hugo Félix sai do campo e é substituído por Joe Hodge.
Chamado à conversão da grande penalidade, Ivan Cavaleiro não perdoou e colocou (na altura) o Tondela em vantagem, aos 58 minutos:
Eis o momento do penálti cometido por Abdu Conté, aos 56 minutos:
Juan Rodríguez sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.
Larrazabal tentou a sua sorte de livre direto, aos 54 minutos, mas não foi feliz:
GOOOOOOOLOOOOOOOOO DO CASA PIA!! Cruzamento de Larrazabal, da direita, e remate de primeira de Renato Nhaga, ao segundo poste, para a cambalhota no marcador. 1-2.
G O O O O O L O - Renato Nhaga remata em volei com o pé esquerdo para o fundo da baliza. Grande finalização!
Seba Pérez sai do campo e é substituído por Rafael Brito.
Dailon Rocha Livramento sai do campo e é substituído por Cassiano.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.673
GOOOOOLOOOOOOO DO CASA PIA! Cruzamento de Jérémy Livolant, da esquerda, e Larrazabal, de cabeça, no coração da área, devolve o empate ao marcador. 1-1.
G O O O O O O L O - Gaizka Larrazabal (Casa Pia) marca um golo de cabeça.
Tiago Manso sai do campo e é substituído por Rodrigo Conceição.
GOOOOOOOLOOOOOOO DO TONDELA!! Ivan Cavaleiro, chamado à transformação do pontapé de penálti, não vacilou e bateu Ricardo Bastista. O guarda-redes dos gansos ainda adivinhou o lado, mas o remate do extremo dos auriverdes levava lume e era indefensável. 0-1.
G O O O O O L O - Ivan Cavaleiro do Tondela de pé direito marca o penalti. Ricardo Batista esteve perto de defender.
PENÁLTI PARA O TONDELA! Abdu Conté desviou a bola com o braço, no seguimento de um cruzamento da esquerda de Ivan Cavaleiro, e Miguel Fonseca, árbitro da partida, apontou de imediato para a marca dos 11 metros. Os auriverdes vão ter uma soberana ocasião para chegarem à vantagem.
Oukili também testou a atenção de Bernardo Fontes, aos 42 minutos, mas o dono da baliza auriverde disse presente:
Sem perigo! Livre direto cobrado por Larrazabal, em zona frontal, com a bola a sair ao lado do poste direito da baliza defendida por Bernardo Fontes.
Jordan Pefok, aos 38 minutos, não conseguiu dar o melhor seguimento ao cruzamento de Ivan Cavaleiro e desperdiçou uma boa ocasião de golo para os beirões.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Início da segunda parte.
Larrazabal, aos 27 minutos, também tentou o golo para o Casa Pia, mas Bernardo Fontes estava atento na baliza do Tondela:
INTERVALO! TONDELA 0 CASA PIA 0. Assumamos que a necessidade de pontos é muito grande e percebamos, por isso, que os primeiros 45 minutos tenham sido tudo menos interessantes. Auriverdes e gansos ocupam dois dos últimos três lugares da tabela classificativa e, como tal, precisam de começar a vencer para saírem da zona baixa. Mas se mantiverem a falta de audácia que demonstraram nesta primeira etapa... será difícil. Jérémy Livolant, de livre direto, atirou por cima (7'), Pedro Maranhão, em excelente posição, permitiu a defesa a Ricardo Batista (9'), Larrazabal viu Bernardo Fontes negar-lhe os intentos (27') Jordan Pefok não aproveitou um excelente trabalho de Ivan Cavaleiro (38'), Larrazabal teve tudo menos mira afinada (41') e Oukili também não conseguir bater o brasileiro que defende as redes dos da casa (42'). Há algumas aproximações às áreas contrárias, é um facto, mas falta (muito) melhor definição na hora da finalização. Veremos o que nos reserva a etapa complementar...
Pedro Maranhão, aos 9 minutos, podia ter colocado o emblema beirão em vantagem, mas permitiu a defesa de Ricardo Batista:
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
Segura Bernardo Fontes! Oukili recebeu um passe de Seba Pérez, trabalhou bem sobre Cícero, à entrada da área, mas o remate saiu à figura do guarda-redes brasileiro dos tondelenses.
Para as nuvens! Larrazabal voltou a aparecer na grande área do Tondela, agora pelo lado esquerdo, mas o remate do espanhol, com o pé direito, saiu muito por cima da barra.
Grande oportunidade para o Tondela! Belíssimo trabalho de Ivan Cavaleiro no flanco esquerdo, cruzamento para o coração da área a que correspondeu Jordan Pefok, mas cujo cabeceamento saiu ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Ricardo Batista. Os auriverdes ameaçaram o primeiro...
Real Sociedad (Espanha), AEK Atenas (Grécia) e Rakow e Piast (ambos da Polónia) são os clubes que enviaram emissários ao Estádio João Cardoso para este Tondela-Casa Pia.
Defende Bernardo Fontes! Remate de Jérémy Livolant, de fora da área, a bola foi intercetada pela defensiva tondelense, mas, no ressalto, Larrazabal aproveitou para visar a baliza contrária, valendo aos auriverdes a intervenção atenta do seu guarda-redes.
Bela defesa de Ricardo Batista! Transição rápida do Tondela, passe de Hugo Félix a isolar Pedro Maranhão, mas o remate do extremo, que fugira pela direita, foi travado pelo guarda-redes dos gansos.
Por cima! Jérémy Livolant tentou a sua sorte na sequência de um livre direto, à entrada da área e em zona frontal, mas o remate do extremo francês do Casa Pia ganhou demasiada altura e não ofereceu qualquer perigo a Bernardo Fontes.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Casa Pia sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As três equipas já fazem os habituais exercícios de aquecimento no bem tratado relvado do Estádio João Cardoso. Já é noite cerrada em Tondela, há (muito) frio e alguns pingos, mas nem isso demove os adeptos das duas equipas, que já vão tomando os seus lugares no anfiteatro dos auriverdes. O pontapé de saída para esta partida será dado dentro de sensivelmente 20 minutos.
Casa Pia (treinador): Gonçalo Brandão
Casa Pia (suplentes): Patrick Sequeira (1), João Goulart (4), Kelian Nsona (7), Rafael Brito (8), Miguel Sousa (14), Xander Severina (17), Kevin Prieto (19), Cassiano (90) e Clau Mendes (99)
Casa Pia (titulares): Ricardo Batista (33); André Geraldes (18), José Fonte (6) C e David Sousa (43); Larrazabal (72), Renato Nhaga (74), Seba Pérez (42), Oukili (20) e Abdu Conté (5); Jérémy Livolant (29) e Dailon Livramento (10)
Tondela (treinador): Cristiano Bacci
Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), André Ceitil (6), Hélder Tavares (8), Joe Hodge (10), Yefrei Rodríguez (11), Rony Lopes (16), Afonso Rodrigues (19), Rodrigo Conceição (27) e Yarlen (67)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Tiago Manso (48), Christian Marques (4), João Afonso (5) C e Maviram (60); Cícero (97) e Juan Rodríguez (32); Pedro Maranhão (7), Hugo Félix (79) e Ivan Cavaleiro (17); Jordan Pefok (29)
Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto); Assistentes: João Martins e João Paulo Macedo; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Paulo Barradas e Álvaro Mesquita
Já há equipas oficiais!
Eis a projeção de Gonçalo Brandão, técnico do Casa Pia:
Recorde a antevisão de Cristiano Bacci, treinador do Tondela:
Bem pior está o Casa Pia. Os gansos não vencem para a Liga há... 13 jogos! O último triunfo do emblema lisboeta no que ao campeonato diz respeito já data de 14 de setembro. Na altura, jogava-se, então, a 5.ª jornada, os casapianos foram ao reduto do Arouca ganhar por 2-0 - ainda com João Pereira ao leme. Cassiano e David Sousa foram os autores dos golos desse sucesso. Depois disso, o Casa Pia somou quatro empates e cinco derrotas, sendo que, pelo meio, e para a Taça de Portugal, venceu Ançã e Alpendorada (ambos por 3-0), e perdeu diante do Torreense (1-2), nos oitavos de final da prova rainha.
O Tondela quer reagir às duas derrotas consecutivas que somou nas duas últimas rondas, diante de Nacional (1-3) e FC Porto (0-2), e para voltar a sorrir basta olhar ao que fez na 12.ª jornada, quando foi ao Estádio Cidade de Barcelos vencer o Gil Vicente (1-0). Pedro Maranhão, de grande penalidade, apontou o golo auriverde em solo minhoto.
O cenário atual não é nada simpático para os dois clubes. Olhando à tabela classificativa, o Tondela está no 17.º e antepenúltimo lugar (zona de descida direta à Liga 2), com 9 pontos, ao passo que o Casa Pia segue um posto acima (zona de play-off), com 10 pontos somados - atrás de ambos está apenas o Aves SAD, que têm somente 3 pontos conquistados. É certo que esta é a 15.ª jornada da Liga, pelo que o campeonato ainda nem a meio vai, mas também não é menos verdade que começa a ser urgente a conquista de pontos para que a esperança na permanência na elite nacional tenha mais corpo.
A 15.ª jornada da Liga tem passagem pelo Estádio João Cardoso, onde, a partir das 18 horas deste domingo, Tondela e Casa Pia medem forças num encontro de extrema importância para as duas equipas, que, recorde-se, lutam pela permanência no principal escalão do futebol nacional. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio entre auriverdes e gansos, e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!