A equipa de voleibol do Sporting 2025-26. Foto Sporting
A equipa de voleibol do Sporting 2025-26. Foto Sporting

Sporting 'vinga-se' do Leixões e mantém-se firme na liderança da Liga

No Pavilhão João Rocha, os leões bateram, por 3-0, os leixonenses, a única equipa que os venceu no campeonato esta temporada

O Sporting recebeu e venceu o Leixões, por 3-0, em jogo da 12.ª jornada da Liga Una de voleibol, este domingo no Pavilhão João Rocha, e abre a segunda volta da fase regular da competição como terminou na véspera, neste fim de semana de ronda dupla, com uma vitória.

O Leixões entrou com a memória e o ascendente de ter sido a única equipa a derrotar o campeão nesta Liga, e colocou-se na dianteira (0-2). Mas o leão não demorou a acordar. Igualou a quatro e passou para a frente (6-4), dando início a um primeiro set marcado pelo equilíbrio e pela emoção ponto a ponto, em que se impôs na reta final (25-20).  

O segundo parcial trouxe drama. O Sporting parecia lançado, mas dois erros a meio do set deram nova vida aos leixonenses, que chegaram ao empate a 15 e, com um serviço cada vez mais agressivo e um bloco mais eficaz, passaram para a frente (15-18). 

O momento era delicado, mas o Sporting mostrou porque é campeão. Arriscou tudo: Grankin saiu momentaneamente da distribuição e Kyed Jensen improvisou como levantador, servindo Edson Valencia para algumas finalizações de luxo que decidiram o set nas vantagens: 30-28. 

No terceiro set, a confiança leonina elevou-se. Grankin, sempre elegante e decisivo, não só no passe, mas também no serviço, no bloco e até no ataque, e só alguns erros na receção ainda permitiram ao Leixões espreitar o jogo. Os verdes e brancos fecharam o encontro partida com a autoridade de quem sabe sofrer, arriscar e decidir nos momentos certos. 

João Coelho: «Queremos ainda melhor em 2026»

João Coelho, treinador do Sporting, comentou o jogo: «Sabemos que estes jogos custam. Não foi nada fácil. O Leixões tem muita qualidade e não soubemos gerir o erro, no 1.º set fomos inconsistentes, e no segundo não se pode permitir um parcial de 7-0, não o Sporting! Mas estes rapazes não têm tido folga, há desgaste», explicou o técnico, que diz estar satisfeito com o ano desportivo de 2025. 

«Estamos onde queremos estar, mas ninguém nada nada em dezembro. Estamos entusiasmados com 2026. 2025 foi ótimo, mas 2026 será melhor ainda!», concluiu.