Liga 2: Penafiel aproveitou as prendas do Torreense (crónica)
O Penafiel venceu este domingo o Torreense por 1-0, no Estádio 25 de Abril, no último encontro do dia da Liga 2, num jogo decidido apenas nos instantes finais e marcado por duas expulsões na equipa visitante.
A formação duriense entrou em campo consciente de que um triunfo permitiria ganhar margem em relação à zona mais delicada da tabela classificativa, enquanto o Torreense procurava somar três pontos para continuar próximo dos lugares de subida. Ainda assim, os primeiros 45 minutos ficaram longe de corresponder às expectativas, com um ritmo baixo e poucas situações de perigo junto das balizas.
O principal lance da primeira parte surgiu aos 36 minutos, quando Liberato, médio do Torreense, foi expulso após ver o segundo cartão amarelo por simulação. Apesar da inferioridade numérica, os visitantes conseguiram equilibrar o encontro, mantendo o nulo até ao intervalo, num primeiro tempo pobre em oportunidades claras para qualquer dos lados.
Na segunda parte, o Penafiel tentou assumir maior iniciativa, mas voltou a revelar dificuldades para criar desequilíbrios. Aos 74 minutos, Molina ainda surgiu em boa posição dentro da área, após um remate mal executado de Rúben Alves, mas o remate saiu fraco e permitiu a defesa tranquila de Lucas Paes.
O encontro ganhou contornos dramáticos nos minutos finais. Aos 78 minutos, André Simões viu o segundo cartão amarelo, sendo expulso pela segunda vez em três jogos, deixando o Torreense reduzido a nove unidades. A pressão dos durienses intensificou-se e, já em período de compensação, Davo esteve perto do golo, ao enviar uma bola ao poste, após um desvio que quase traía o guardião visitante.
O golo acabaria por surgir aos 90+7 minutos. Dentro da área, Rúben Alves assistiu Bruno Pereira, que, com um remate simples e colocado, fez o único golo da partida, desencadeando a euforia nas bancadas do Estádio 25 de Abril.
Com este triunfo, o Penafiel subiu ao 9.º lugar da classificação, com 19 pontos, menos um do que o Torreense, que segue no 8.º posto, vendo travada a sua tentativa de aproximação aos lugares de promoção.