Quem é o menino do Benfica que pôs Portugal nos oitavos do Mundial sub-17?
Anísio Cabral não engana, está de pé quente e foi decisivo para o apuramento de Portugal para os oitavos de final do Mundial sub-17. O jovem avançado do Benfica bisou (38’ e 45+1’) no triunfo da equipa de Bino Maçães frente à Bélgica, por 2-1.
Primeiro, aos 38’, marcou através de um remate acrobático e, minutos depois, intercetou um atraso mal calculado da defesa belga para o seu guarda-redes. O atacante já soma cinco golos e saltou para o topo da lista dos melhores marcadores da prova.
Nascido em Lisboa, no dia 15 de fevereiro de 2008, Anísio Cabral tem dupla nacionalidade – portuguesa e guineense –, e, antes de mudar-se para os escalões de formação do Benfica, passou por Alta de Lisboa e AC Ciências.
Anísio Cabral é sinónimo de golo e os números provam-no nos diversos escalões, tendo épocas em que registou mais golos do que jogos. Em 2022/2023, fechou a temporada com 43 golos em 40 partidas. Na época seguinte, foram 29 golos em 35 encontros.
Em 2024/2025, Anísio Cabral foi utilizado maioritariamente nos sub-17 do Benfica, que se sagraram campeões nacionais, e novamente com números impressionantes: 26 golos em 33 jogos. Somou uma partida nos sub-19.
Anísio Cabral saltou uma etapa esta temporada e tem jogado nos sub-19 das águias, tendo ainda sido chamado por duas ocasiões aos sub-23. Entre Youth League, Campeonato Nacional sub-19 e Liga Revelação, o avançado leva três golos em nove jogos. No Mundial sub-17, está a ser um dos grandes destaques de Portugal e de toda a competição.
Anísio Cabral será, certamente, um nome para acompanhar de perto. Assinou contrato profissional em 2024, com 16 anos, e não teve meias palavras, revelando que o seu sonho passa por «ganhar muitos títulos pelo Benfica» e tornar-se «um grande jogador».
Numa altura em que José Mourinho tem estado muito atento aos jovens talentos encarnados, Anísio Cabral será certamente um nome que estará debaixo de olho.
Artigos Relacionados: