José Neto
José Neto

Quem é o menino alentejano do Benfica que está a arrasar no Mundial sub-17? (vídeo)

José Neto, lateral-esquerdo das camadas jovens das águias, somou três golos e duas assistências nos primeiros dois jogos da competição no Qatar e voltou a marcar nos quartos de final

José Neto voltou a fazer das suas. Depois de um golo no primeiro jogo de Portugal no Mundial sub-17, contra a Nova Caledónia, mesmo começando no banco, e de dois golos e duas assistências na segunda partida, frente a Marrocos, o lateral-esquerdo do Benfica voltou a marcar — agora nos quartos de final, na vitória por 2-0 frente à Suíça. E foi um golaço, um pontapé fulminante de pé esquerdo para o segundo golo da seleção lusa.

Natural de Aljustrel, cidade alentejana conhecida pela sua atividade mineira, este lateral poderá revelar-se uma peça fundamental para o Benfica, tal como já esta a ser para a Seleção Sub-18, em ação no Mundial sub-17.

Foi descoberto pelas águias com apenas seis anos, o que obrigou os seus pais a fazerem frequentes viagens a Lisboa.

O seu principal ídolo é Álvaro Carreras, que o Benfica vendeu ao Real Madrid este verão por 50 milhões de euros, mas também Nuno Mendes, o craque português que joga no PSG.

Campeão da Europa de Sub-17 com Portugal este verão, Neto, de 17 anos, é um lateral meticuloso, tanto na defesa como no ataque, como está a demonstrar neste Campeonato do Mundo que o Qatar organiza.

«Estou no Benfica há muitos anos e sempre adorei estar aqui», afirmou após assinar o seu primeiro contrato profissional.

«Estou sempre a evoluir, tanto como pessoa como como jogador. Aprendi muitas coisas: nem sempre podemos estar no nosso melhor, mas é nesses momentos que aprendemos a ser ainda melhores.»

Artigo originalmente publicado a 6 de novembro e atualizado a 21 de novembro, após a vitória de Portugal sobre a Suíça, nos quartos de final