Pedro Gonçalves marcou o golo dos leões no jogo desta temporada diante do Benfica para a Liga (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Pote regressa à cena no Sporting e para ator principal

Rui Borges considera-o fundamental para os jogos de alto grau de exigência. Jogará pelo lado esquerdo da linha de três atrás do ponta de lança Luis Suárez. Atravessa uma das melhores temporadas em Alvalade

A temporada de 2024/2025 foi de autêntico pesadelo para Pedro Gonçalves, o popular Pote, tendo em conta que uma lesão muscular o retirou da competição durante longos 150 dias, ou seja, cinco meses e consequentemente de 33 encontros se só contabilizarmos a paragem entre novembro e abril. Antes disso já tinha passado um mês no departamento médico e falhado sete partidas do leão.

Arrancou a temporada em curso na crista da onda e a prova disso é, por exemplo, o hat trick ao Nacional na jornada 3 do campeonato. Tudo parecia correr sobre carris até que o comboio descarrilou outra vez por força duma lesão muscular: primeiro entre 9 e 27 de novembro, depois de 8 de dezembro a 23 de janeiro. Pote foi sendo integrado aos poucos por Rui Borges, com cuidados extremos para não existir mais qualquer recidiva. Primeiro entrou 21 minutos em Arouca, sem grande influência, depois 36 frente ao Ath. Bilbao com uma assistência para Trincão e no jogo com o Nacional voltou à titularidade e com um golo. Na quinta-feira, na Taça de Portugal, diante do Aves SAD, Rui Borges rodou a equipa e só colocou o camisola 8 em campo aos 68 minutos, sem que a exibição lhe tenha corrido de feição.

Quem teve oportunidade de brilhar foi Luís Guilherme, o menino que inaugurou o marcado com um grande golo mas, na verdade, segundo A BOLA apurou, o brasileiro será um dos sacrificados tendo em vista o clássico. Para esse lugar na direita do trio atrás do ponta de lança Luis Suárez entrará diretamente Geny Catamo. Trincão passará da esquerda para o meio, saindo Daniel Bragança, com Pote a posicionar-se na esquerda.

BALIZA E FRIEZA

E são várias as ideias defendidas por Rui Borges que o levarão a esta decisão. Na verdade, o treinador considera-o alguém com elevada propensão pela baliza adversária, muita cultura tática num encontro que se prevê dividido — é preciso ter em atenção que fez a formação e uma parte do percurso sénior a médio-centro —, frieza, muita qualidade na associação com o ponta de lança e experiência de quem já tem um currículo vasto em jogos grandes entre os nacionais e os referentes às competições europeias, nomeadamente nos de Champions e, também, apetite pela baliza adversária em partidas de galarim.

A prová-lo está, por exemplo, o facto desta temporada ter marcado ao Benfica no encontro da primeira volta disputado Estádio da Luz. Aliás, colocando o enfoque nos encontros com o arquirrival, que além de dérbis também são clássicos, chega-se à conclusão de que 14 jogos anotou cinco golos e três assistências.

No que se refere a partidas com o FC Porto, os números são mais baixos, mas não despiciendos, tendo em conta os dois golos em 13 jogos, isto com a camisola do Sporting. Na paragem anterior da carreira, em Famalicão, em dois jogos, mais um golo. Quanto a assistências? Três. Pedro Gonçalves até nem tem jogado muito (23 encontros), mas já acumulou 11 remates certeiros, o que lhe confere uma média de 0,47 golos por jogo.

Numa análise quanto a este item, chega-se à conclusão de que está na segunda melhor época com a listada verde e branca desde que chegou de Famalicão, no início de 2020/2021. Aliás, nessa temporada em que o leão quebrou o jejum de 19 anos sem título, conquistou A BOLA de Prata de melhor marcador da Liga com 23 golos em 37 jogos, numa média de 0,62 por jogo. A partir daí foi sempre a descer um bocadinho: 0,36 em 2021/2022; 0,39 em 2022/2023; 0,36 em 2023/2024 e 0,2 na época passada. Está então explicada a opção de Rui Borges que, diga-se, entrou em Alvalade em dezembro de 2024 e só pôde contar com Pote em abril de 2025. Mas ainda a tempo do 8 ser decisivo no bicampeonato, como no golo ao V. Guimarães no jogo do título. Portanto, amanhã Pote entrará em cena no clássico e como um dos atores principais no leão.