Francisca Veselko garante lugar na elite mundial do surf
O surf português está em festa com a qualificação de Francisca Veselko para o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) de 2026. A confirmação, anunciada pelo organismo, chegou após a surfista ter alcançado o sétimo lugar no Pipe Challenger, no Havai, no passado sábado.
Apesar de ter sido eliminada nas meias-finais da prova havaiana, o desempenho de Veselko foi suficiente para consolidar a sua posição no ranking do circuito Challenger Series (CS). A atleta de 22 anos terminou no quarto lugar da tabela, com 24.510 pontos, assegurando assim uma das sete vagas de acesso ao prestigiado Championship Tour (CT), cujo arranque está previsto para abril, em Bells Beach, na Austrália.
Em declarações à Associação Nacional de Surfistas (ANS), Francisca Veselko mostrou-se radiante com o feito: «Ainda nem acredito que me qualifiquei para o World Tour. Parece mesmo um sonho de uma miúda de 9 anos, com dois totós na cabeça, completamente apaixonada pelo mar, pelo surf e pela competição.»
«Estou muito contente, um pouco sem palavras, mas orgulhosa do caminho que trilhei e de poder representar Portugal no Mundo», acrescentou a jovem surfista.
Com esta qualificação, Francisca Veselko torna-se na segunda portuguesa a garantir presença na elite mundial, juntando-se à olímpica Yolanda Hopkins, atual líder do ranking do CS, que já tinha o apuramento garantido antes mesmo da etapa do Havai.
Teresa Bonvalot, que desceu para o 13.º lugar do ranking, ainda tem hipóteses de se juntar às compatriotas. A surfista encontra-se a 2.060 pontos do top-7 e um bom resultado na etapa final, que decorrerá em Newcastle, na Austrália, entre 9 e 15 de março, poderá valer-lhe o passaporte para a elite.