Portugal derrota Colômbia antes do Mundial, mas perde atleta
Um golo de Inês Matos nos instantes finais deu esta segunda-feira a vitória a Portugal diante da Colômbia (3-2), em jogo de preparação para o Mundial de futsal, disputado no Estádio Ninoy Aquino, em Manila.
A seleção feminina portuguesa esteve por duas vezes em vantagem no marcador, com golos já na segunda parte, de Kaká, aos 23 minutos, e Janice Silva (28'), mas a Colômbia reagiu em ambas as ocasiões, e empatou por Diana Celis (25') e Merlin Salcedo (30'). Em cima do final do jogo, a vitória portuguesa foi consumada, com o golo de Inês Matos (40').
O jogo serviu de preparação para a estreia lusa no primeiro Mundial feminino, que decorrerá na PhilSports Arena, na área metropolitana de Manila, nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro, e com Portugal a entrar em ação no domingo.
A seleção das quinas, integrada no Grupo C, começa por defrontar no domingo a Tanzânia, seguindo-se os jogos com o Japão (26 de novembro) e a Nova Zelândia (29).
Raquel Santos lesionada
Antes do jogo, também esta segunda-feira, a ala Marta Teixeira foi chamada para integrar a seleção no Mundial, entrando para o lugar da lesionada Raquel Santos, revelou a Federação Portuguesa de Futebol, acrescentando que a ala se junta à equipa em Manila.
Raquel Santos, do Benfica, lesionou-se num treino e o mecanismo de substituição foi acionado com a convocatória de Martinha, que representa o campeão Nun’Álvares, apesar de na última época ter jogado nas espanholas do STV Roldán.
A seleção lusa, finalista dos Europeus em 2019 e 2022 e semifinalista em 2023, entra neste Mundial como terceira classificada no ranking da FIFA. Em prova vão estar 16 seleções, na disputa por duas vagas em cada um dos quatro grupos para os quartos de final.
Luís Conceição: «Era importante competir»
«Era importante competir, agora que estamos mais próximos [do início do Mundial]. Termos este jogo, já nas Filipinas, depois da viagem e de, ontem, não termos conseguido treinar. Voltar a poder jogar foi bom, com um adversário que nos criou imensas dificuldades», analisou o Selecionador Nacional, Luís Conceição. «Há coisas positivas, outras a melhorar, mas os jogos servem para isso mesmo, preparar-nos para o que aí vem, porque a partir de domingo é que é o mais importante», explicou, passando a palavra a Lídia Moreira.
«Era o teste de que precisávamos», afirmou a ala do SL Benfica. «É uma equipa equilibrada. Foi um bom teste para nos prepararmos para o que aí vem. Saímos mais fortes, foi um bom jogo, um bom teste para acertarmos alguns pontos e percebermos o que aí vem", comentou.