Portugal a um obstáculo de revalidar o título: segue-se a Espanha!
Portugal está a um obstáculo de revalidar o título europeu de sub-19 – depois de um percurso 100% vitorioso na fase de grupos, com vitórias claras sobre Itália, Ucrânia e Moldávia, a equipa nacional afastou a Eslovénia na meia-final (3-0) e marcou encontro com a Espanha, num apaixonante duelo ibérico para a decisão do troféu, marcada para este domingo.
A receita foi a mesma das três partidas relativas à fase de grupos – Portugal não pediu licença e em menos de dois minutos chegou à vantagem num remate forte bem colocado de Tiago Rodrigues que conheceu um desvio feliz no corpo de Sevensek, defensor adversário.
Com controlo e sensatez, a equipa nacional não baixou a guarda nos minutos seguintes e continuou a visar a baliza da Eslovénia que, por seu turno, apenas contrariou a tendência aos 8’, através de um remate cruzado de Domen Kokol para defesa atenta de Eurico Cunha.
O domínio português manteve-se, mas também a organização eslovena, que segurou a diferença mínima até ao intervalo e a toada foi-se mantendo ao longo da segunda parte – Portugal mais rematador, mas não tão eficaz como nos embates frente a Itália, Ucrânia e Moldávia e a esperança adversária mantinha-se viva… até aos 28.
A persistência portuguesa trouxe frutos – e o 2-0 – numa recarga de Miguel Malhão, de cabeça, após uma defesa incompleta, do guardião Alen Zgonc, que nos minutos seguintes continuou a ser fustigado pelo poderio do ataque luso e a resistir como pôde, com boas intervenções e em dois momentos com a ajuda dos ferros, perante Tiago Rodrigues e Martim Catela, aos 32’.
Eurico Cunha, de baliza a baliza, assinou o 3-0 aos 39’ perante uma Eslovénia já a utilizar guarda-redes avançado e coroou mais uma prestação muito bem conseguida de Portugal, que segue em frente e marca encontro com nuestros hermanos na final da prova, que terá lugar já este domingo, pelas 18h30.