Os treinadores que Mourinho treinou: de Xabi Alonso a Sérgio Conceição
José Mourinho sorriu, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta sexta-feira com o Gil Vicente, quando lhe falaram em César Peixoto, treinador dos gilistas. «É um dos meus muitos jogadores que viraram treinadores. Já não o vejo, salvo erro, desde a final da Liga dos Campeões de 2004», recordou o treinador do Benfica.
Pouco antes, Peixoto falara também deste encontro com Mourinho. «Não estava a pensar em reencontrá-lo tão cedo, mas tudo é possível no futebol. Acabou por se concretizar. É verdade que foi meu treinador, é verdade que me contratou do Belenenses para o FC Porto e, na altura, ganhámos muita coisa juntos, mas neste momento ele é treinador do Benfica e eu do Gil Vicente e quero ganhar-lhe», disse o técnico do Gil Vicente.
César Peixoto será, para já, o último ex-jogador de Mourinho a defrontá-lo como treinador adversário. Em janeiro, se tudo correr bem a Benfica e Real Madrid, haverá outro reencontro: Xabi Alonso, atual treinador do Real Madrid, foi treinado por Mourinho na equipa merengue.
A BOLA foi em busca dos principais ex-jogadores de José Mourinho que viraram treinadores e encontrou quase 40. O primeiro foi o ucraniano Serhiy Kandaurov, treinado por Mou no Benfica e presente, embora não saindo do banco de suplentes, na ficha do Boavista-Benfica, estreia do setubalense como treinador principal. Em 2007, treinou o Arsenal Kharkiv e, em 2009, o Helios Kharkiv. E acabou.
O último foi Wayne Rooney, no Manchester United, em 2016/2017. Após o final da carreira, treinaria o Derby County (2020/2021), o D.C. United (2022/2023), o Birmingham City (2023/2024) e o Plymouth Argyle (2024). Sem sucesso.
Se Kandaurov e Rooney são casos de insucesso, muitos há que atingiram patamares bem elevados. Sérgio Conceição foi tricampeão no FC Porto, Xabi Alonso venceu tudo na Alemanha (Bundesliga, Taça e Supertaça) e foi finalista da Liga Europa pelo Leverkusen, Filipe Luís, no Flamengo, ganhou a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca, Dejan Stankovic venceu três campeonatos e duas taças pelos sérvios do Estrela Vermelha, e Nuno Espírito Santo venceu o Championship pelo Wolverhampton e a Liga Saudita e a Supertaça pelo Al Ittihad.