Igor Tudor treinava a Juventus desde março (IMAGO)
Igor Tudor treinava a Juventus desde março (IMAGO)

Oficial: Juventus despede Igor Tudor

Derrota com a Lazio ditou destino do técnico croata. Francisco Conceição e João Mário ficam sem treiandor

Igor Tudor já não é treinador da Juventus. Os bianconeri oficializaram, em comunicado, a saída do técnico croata, sete meses depois de ter assumido o comando da equipa, a 29 de março.

A derrota contra a Lazio (0-1), no domingo, selou o destino de Tudor e um registo histórico negativo ímpar no século XXI: em Roma, a Juventus somou o quarto jogo consecutivo sem marcar, algo que não acontecia desde 1991.

No final da partida em Roma, o técnico croata rejeitou pedir a demissão: «Não tenho medo nenhum, estou a aproveitar e a procurar soluções para o bem dos meus jogadores e da Juventus.» Damien Comolli, CEO da Juventus, terá tomado a decisão de despedir Tudor na viagem de regresso da capital transalpina e reunido com os donos do clube durante a manhã.

Igor Tudor deixa os bianconeri no 8.º lugar da Serie A em 25.º na fase de liga da UEFA Champions League, fora da zona de qualificação para o play-off.

A Juventus agradeceu o «profissionalismo e dedicação» demonstrados por Tudor ao comando da equipa que representou como jogador entre 1998 e 2004, O técnico croata, que substituiu Thiago Motta em março, venceu dez, empatou oito e perdeu seis em 24 jogos à frente dos destinos da vecchia signora.

Tudor conduziu a Juventus até ao quarto lugar na edição passada da Serie A e até aos oitavos de final do Mundial de Clubes, em que perdeu pela margem mínima contra o Real Madrid (0-1). A equipa de Francisco Conceição e João Mário até começou a presente temporada com três vitórias consecutivas, mas iniciou, posteriormente, um ciclo de oito jogos consecutivos sem vencer, que custou o cargo a Tudor.

Os bianconeri revelaram que Massimo Brambilla, técnico dos sub-23, vai orientar a vecchia signora de forma interina. Esta é a primeira vez na história que a Juventus despede o treinador em três temporadas consecutivas.

A Juventus recebe a Udinese na quarta-feira, na nona jornada da Serie A.~

Candidatos não faltam

A imprensa italiana avança que Damien Comolli está inclinado para opções estrangeiras como Ange Postecoglu, Edin Terzic ou até Laurent Blanc, mas que o antigo treinador do Monza e da Fiorentina Raffaele Palladino ou Luciano Spalletti também estão nas cogitações da direção da Juventus.

Spalletti, antigo selecionador italiano e campeão transalpino com o Nápoles em 2022/23, estará interessado no regresso aos bancos para resolver os problemas da vecchia signora, que não conquista a Serie A desde 2020. Palladino surge como uma opção lowcost, tendo em conta que a Juventus, segundo a Gazetta Dello Sport, ainda paga o valor correspondente ao contrato de Thiago Motta, despedido em março.

A mesma fonte adianta que a estrutura da Juventus procura resolver o dossier treinador antes de dois jogos importantíssimos para os objetivos do clube para a presente temporada: visita à surpreendente Cremonese no sábado e receção ao Sporting, na quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League, na terça-feira seguinte (4 de novembro).

notícia atualizada às 12h32