Barack Obama - Foto: IMAGO

Obama reage a vídeo racista partilhado por Trump: «Espetáculo de palhaços»

A controversa montagem, que recorda caricaturas racistas que comparam pessoas negras a macacos, foi inserida no final de um vídeo partilhado na conta de Trump na Truth Social

O antigo presidente dos EUA, Barack Obama, reagiu indiretamente a um vídeo racista partilhado nas redes sociais de Donald Trump, afirmando num podcast que a «vergonha» e o «decoro» que outrora guiavam os funcionários públicos se perderam.

A polémica publicação incluía um clipe que retratava Obama e a sua esposa, Michelle, como macacos, o que gerou uma onda de críticas tanto de democratas como de republicanos. Inicialmente, a Casa Branca defendeu o vídeo, classificando a reação negativa como «indignação falsa», mas a publicação foi posteriormente atribuída a um funcionário e apagada.

A controversa montagem, que recorda caricaturas racistas que comparam pessoas negras a macacos, foi inserida no final de um vídeo partilhado na conta de Trump na Truth Social. Esse vídeo continha alegações infundadas sobre fraude eleitoral nas eleições de 2020.

A partilha provocou indignação no seio político, incluindo de membros proeminentes do Partido Republicano. O senador Tim Scott, o único senador republicano negro, descreveu o ato como «a coisa mais racista que vi sair desta Casa Branca». Por sua vez, Donald Trump afirmou aos jornalistas que não viu a parte do vídeo com os Obama e, quando questionado sobre um pedido de desculpas, respondeu: «Não cometi nenhum erro».

A resposta de Obama surgiu durante um podcast de 47 minutos com o apresentador Brian Tyler Cohen, divulgado no sábado. Questionado sobre o atual discurso político, que o apresentador descreveu como tendo «degenerado para um nível de crueldade nunca antes visto», Obama comentou a situação sem nunca mencionar o nome de Trump.

Na sua resposta, Obama sublinhou que «é importante reconhecer que a maioria do povo americano considera este comportamento profundamente preocupante». O antigo presidente admitiu que este tipo de conteúdo «chama a atenção» e «é uma distração», mas contrastou-o com a sua experiência ao viajar pelo país, onde encontra pessoas que «ainda acreditam na decência, na cortesia, na bondade».

«Há uma espécie de espetáculo de palhaços a acontecer nas redes sociais e na televisão», continuou Obama. «E o que é verdade é que parece não haver qualquer vergonha nisto entre pessoas que antes sentiam que era preciso ter algum tipo de decoro e um sentido de propriedade e respeito pelo cargo, certo? Isso perdeu-se».