Pepê convocado à condição: o onze provável do FC Porto na receção ao Aves SAD
Martín Anselmi deve promover duas alterações no onze do FC Porto este sábado, na receção ao Aves SAD, em duelo da 26.ª jornada da Liga.
À procura de regressar às vitórias, após a derrota em Braga na ronda transata (0-1), a equipa azul e branca tem também uma missão importante pela frente: vencer no Dragão pela primeira vez sob o comando do técnico argentino e pela primeira vez... em 2025.
Antes da chegada do argentino, o FC Porto perdeu com o Olympiakos, na UEFA Europa League, e empatou a uma bola com o Santa Clara, já com José Tavares como treinador interino, depois do despedimento de Vítor Bruno.
O último triunfo no Dragão foi no dérbi da cidade Invicta, contra o Boavista, por 4-0, no último desafio do ano civil de 2024, a 28 de dezembro passado.
Para o duelo com os avenses, os portistas têm quatro baixas por lesão (Pepê, Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Marko Grujic) e uma por castigo. Gonçalo Borges viu o quinto amarelo no campeonato na Pedreira e vai falhar o encontro desta tarde.
Já Pepê, que tem treinado condicionado no Olival devido à rotura na coxa direita que sofreu a 24 de fevereiro, está convocado à condição, mas não deve ser opção inicial para Anselmi. A ideia, como A BOLA escrevera aquando do problema do internacional brasileiro no FC Porto-V. Guimarães, passa por recuperar o jogador a 100% para o clássico com o Benfica, em abril.
Face às lesões que têm fustigado os criativos dos dragões, o jovem William Gomes tem via aberta para agarrar um lugar no lado esquerdo do ataque, no apoio a Samu. O extremo brasileiro deve ser titular pela primeira vez desde que chegou no mercado de inverno, proveniente do São Paulo.
Do lado oposto, João Mário vai voltar a atuar como extremo direito, ao que tudo indica, com Martim Fernandes mais atrás, como ala.
Em sentido inverso, há a registar um regresso importante, sobretudo no que à produção ofensiva diz respeito. Fábio Vieira, que cumpriu castigo frente aos arsenalistas por acumulação de amarelos, está de volta para ajudar a equipa onde tem sido utilizado: no meio-campo.
De resto, o onze azul e branco deve permanecer intacto: Diogo Costa vai defender a baliza, os três centrais utilizados no Minho (Nehuén Pérez, Marcano e Otávio) também devem repetir a titularidade, bem como Martim Fernandes, Alan Varela, Francisco Moura, João Mário e Samu.
O onze provável do FC Porto contra o Aves SAD: Diogo Costa; Nehuén Pérez, Marcano, Otávio; Martim Fernandes, Alan Varela, Fábio Vieira, Francisco Moura; João Mário, Samu e William Gomes.