O dia em que o próximo reforço do Sporting levou Abel Ferreira à loucura
Luis Guilherme está prestes a tornar-se no primeiro reforço de inverno do Sporting. Os leões já alcançaram uma base de entendimento com o West Ham e vão pagar 14 milhões de euros no imediato, mas a verba pode atingir os €17 milhões, no futuro, mediante o cumprimento de objetivos.
A passagem por Inglaterra não correu como o jovem extremo esperava, ele que, antes de assinar pelos londrinos, despontou e brilhou no Palmeiras, sob orientação do português Abel Ferreira. 2024 foi de explosão para o atacante, que, em abril desse ano, levou mesmo o treinador do Verdão à loucura, à conta do golaço que marcou ao Independiente del Valle na fase de grupos da Taça Libertadores e que permitiu ao emblema paulista vencer no Equador por 3-2 aos 90'+5' (!) e depois de estar a perder por 2-0.
Após um grande remate em arco de Luis Guilherme (o único tento que marcou pela equipa principal), Abel Ferreira levantou-se para uma corrida eufórica. Um momento que, horas depois, deu origem a uma reportagem a bordo do avião em que seguia a comitiva do Palmeiras.
«Quando a bola saiu do pé dele... Eu vi-a lá dentro. Eu estava ali a dizer 'chuta!' Não sou muito de festejar, mas nestes é impossível», afirmou o técnico luso, que, também chegou a dar um ou outro puxão de orelhas ao futuro jogador do Sporting.
Semanas antes do golaço ao Independiente del Valle, o Palmeiras empatou (1-1) na deslocação a San Lorenzo de Almagro. Luis Guilherme foi aposta a partir do banco — entrou aos 60 minutos —, mas não se livrou de um raspanete... com Richard Ríos [Benfica] e Gustavo Garcia [Famalicão] metidos ao barulho. «Quem entrou, entrou bem. Estamos sempre à espera que o Luis nos dê o que deu hoje», começou por elogiar. «Mas, naquele último lance, eu vou puxar-lhe as orelhas. Ele tem de ajudar o Garcia a defender, para o Ríos não sair do corredor central para ajudar o lateral. Faz falta no meio e, felizmente, o Rony fez uma compensação», detalhou, na altura, Abel.
Agora, Luis Guilherme prepara-se para reencontrar Ríos e Garcia, mas no papel de rival. São as voltas que o futebol dá...