Nenê abre a porta ao fim da carreira aos 42 anos
O filme da carreira de Nenê contando predominantemente entre Portugal e Itália poderá estar perto do fim. O capitão do Aves SAD, em entrevista concedida à Gazetta Dello Sport, revelou que a despedida dos relvados está agendada, em princípio, para maio de 2025.
«Ainda jogo ao mais alto nível, treino sempre com a equipa. Podia continuar até ter 44 ou 45 anos, mas acho que esta vai ser a minha última época como futebolista», confessou o avançado de 42 anos. Nenê, que já fez o gosto ao pé em 2025/26, grante sentir-se bem, «apesar de algumas dores».
O antigo avançado de Nacional, Moreirense e Cagliari, entre outros oito clubes, garantiu que o futuro já está definido: «Vou ser treinador. Tirei os cursos, atualmente tenho o UEFA B. Quero manter-me no mundo do futebol.»
Nenê até começou a época com um golo diante do Arouca na primeira jornada, mas ainda não foi titular e não somou qualquer minuto nos últimos três jogos. O veterano avançado lamentou o início de época negativo do Aves SAD, mas transbordou otimismo para o futuro. «Este ano mudámos muitos jogadores, incluindo o Ochoa, mas quem chegou tem qualidade. Não foi o melhor arranque, mas tenho a certeza que vai correr bem», afirmou o capitão avense.
Nenê recordou a origem do Aves SAD em 2023, após a mudança da SAD do Vilafranquense para o Norte do país. O avançado acompanhou o clube até ao distrito do Porto e contribuiu para um subida imediata à Liga com 25 golos.
Nenê apresentou-se ao futebol português com 25 golos marcados ao serviço do Nacional em 2008/09, que lhe valeram a conquista da bola de prata. Seguiu-se o Cagliari onde encontrou Massimiliano Allegri e despertou o interesse de um gigante italiano: «Quando vou para o Cagliari tinha duas propostas na mesa: Cagliari e Milan. Se jogasse bem entre agosto e janeiro na Sardenha, assinava com o Milan no inverno de 2010. Acabei por ficar. Estava feliz.»