LeBron James
LeBron James - Foto: IMAGO

NBA aprova venda histórica dos Lakers

As equipas da liga norte-americana de basquetebol votaram por unanimidade a favor da venda da participação maioritária da histórica equipa de Los Angeles

É um momento histórico na NBA: os Los Angeles Lakers foram vendidos. A notícia, que já circulava desde o verão, foi confirmada após as equipas da liga terem aprovado por unanimidade a transferência da maioria das ações para Mark Walter, CEO da TWG Global.

A família Buss, que detinha o controlo da entidade desde 1979, cede assim a sua posição maioritária na equipa à qual dedicou décadas, conquistando 11 anéis de campeão durante a sua gestão: cinco com Magic Johnson, três com a dupla Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, dois com Kobe e Pau Gasol, e o mais recente com LeBron James como figura principal.

Luka Doncic e LeBron James
Luka Doncic e LeBron James

O Conselho de Governadores da NBA aprovou por unanimidade a venda da participação maioritária dos Los Angeles Lakers a Mark Walter.

«Mark Walter tem um longo historial nas nossas ligas, tendo sido proprietário minoritário dos Lakers e proprietário principal das Sparks da WNBA durante mais de uma década. Agora que assume o seu papel como proprietário maioritário dos Lakers, não tenho dúvidas de que será um gestor comprometido da equipa e uma grande adição à nossa liga, dados os seus inúmeros sucessos no mundo empresarial e desportivo», afirmou Adam Silver, comissário da NBA, justificando a transação.

Silver acrescentou ainda um agradecimento à família Buss: «Quero também agradecer e felicitar Jeanie Buss e a família Buss por 46 anos de liderança e serviço transformadores. Embora esta transação histórica transfira a participação maioritária da família Buss nos Lakers, congratulo-me por Jeanie continuar como governadora da equipa e como um membro ativo e empenhado da nossa liga.»

Adam Silver, comissário da NBA

Esta última declaração confirma que a filha do Dr. Buss permanecerá no comando da entidade, apesar da venda, e manterá o cargo por, pelo menos, mais cinco anos. Desta forma, uma das famílias mais influentes do desporto norte-americano continuará ligada a um dos seus maiores e mais importantes mercados.

Embora os valores oficiais da venda não tenham sido divulgados, as primeiras informações apontavam para uma verba a rondar os 10 mil milhões de dólares (cerca de 9 mil milhões de euros), um valor que pulverizaria todos os recordes. A Sportico avaliava a equipa de Los Angeles em cerca de 8 mil milhões de dólares, enquanto a Forbes a estimava em 7,1 mil milhões. Segundo o The Athletic, o valor final poderá ser ainda mais elevado, com a avaliação dos Lakers a poder atingir os 12 mil milhões de dólares, quase o dobro do valor pelo qual os Boston Celtics foram vendidos em março. São números impressionantes que confirmam a dimensão histórica deste negócio.