João Félix a celebrar a conquista da Liga das Nações por Portugal
João Félix a celebrar a conquista da Liga das Nações por Portugal - Foto: IMAGO

Mundial: as seleções apuradas e o que se decide esta jornada

28 países já têm lugar na fase final; até quarta-feira serão mais 14

A qualificação para o Mundial 2026 vive fase decisiva este mês. Com 28 seleções já apuradas (que pode conferir na galeria em baixo), entre elas os três organizadores e três estreantes, os jogos deste mês vão carimbar mais 14 vagas.

Galeria de imagens 29 Fotos

11 delas virão da Europa, onde a única seleção já qualificada é a Inglaterra. Os 11 vencedores dos restantes grupos garantem então o passaporte para EUA, México e Canadá, e alguns podem ficar decididos já esta quinta-feira: Portugal, se vencer na Irlanda ou se empatar e a Hungria não ganhar na Arménia; França, se vencer em casa a Ucrânia; e Noruega, se ganhar em casa à Estónia e a Itália não vencer na Moldávia, ou se noruegueses empatarem e italianos perderem.

Suíça, Espanha, Países Baixos, Áustria, Bélgica e Croácia também têm possibilidades de resolver o apuramento ainda nesta quinta jornada. Nos grupos A (Alemanha, Eslováquia e Irlanda do Norte, que pode ficar já fora da corrida) e C (Dinamarca e Escócia) a decisão ficará sempre para a última jornada, pelo facto de o primeiro critério de desempate ser a diferença de golos em todos os jogos do grupo, e não o confronto direto.

Da Concacaf, confederação de América do Norte, Central e Caraíbas, sairão os outros três apurados para o Mundial deste mês. Jamaica (se ganhar em Trindade e Tobago e Curaçao não o fizer nas Bermudas) e Honduras (se vencer na Nicarágua e a Costa Rica não o conseguir no Haiti) podem qualificar-se já na próxima madrugada. No Grupo A, com Suriname e Panamá empatados em pontos, o passaporte para a fase final só pode ser matematicamente carimbado na ronda final, na madrugada de quarta-feira.

América do Sul, Oceânia, África e Ásia já definiram todos os lugares diretos, mas nas duas últimas confederações ainda se joga, para encontrar a seleção apurada para o play-off intercontinental.

Com o alargamento para 48 finalistas, a FIFA decidiu criar uma última chance para seis seleções, juntando em março equipas de quase todos os continentes, que lutam por duas vagas. Só a Europa terá um play-off próprio, com os 12 segundos classificados dos grupos mais os quatro melhores vencedores de grupos na Liga das Nações que tenham terminado o apuramento no 3.º lugar ou abaixo.

Esse play-off intercontinental (jogos em campo neutro, em princípio no México, funcionando como teste para a fase final do Mundial) terá seis equipas: duas da Concacaf (os dois melhores segundos classificados da atual fase de qualificação), uma da América do Sul (Bolívia, 7.ª classificada no apuramento), uma da Oceânia (Nova Caledónia, que perdeu na final da qualificação para a Nova Zelândia), uma de África e outra da Ásia.

Que ficarão definidas também este mês. Em África (mais concretamente em Marrocos), esta quinta-feira, a Nigéria defronta o Gabão e os Camarões jogam contra a RD Congo. Os vencedores encontram-se domingo para decidir o apurado para o play-off.

Na Ásia, Emirados Árabes Unidos e Iraque disputam eliminatória a duas mãos (hoje e terça-feira).