Festejos do Suriname - Foto:  Concacaf
Festejos do Suriname - Foto: Concacaf

Mundial 2026: Suriname e Curaçau perto de qualificação histórica

Suriname derrotou El Salvador. Curaçau, orientado por Advocaat, bateu as Bermudas

Suriname e Curaçau venceram na qualificação da Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas (Concacaf) e ficaram mais perto de garantir pela primeira vez a presença num Mundial. 

A jogar em casa, Suriname derrotou El Salvador por 4-0. Tjaronn Cherry abriu o marcador de grande penalidade, aos 44 minutos. Na segunda parte, Richonell Margaret bisou no espaço de dois minutos (74’ e 76’), enquanto Dhoraso Moreo Klass fechou a contagem aos 83'. 

Com esta vitória, o Suriname mantém-se invicto e chegou aos nove pontos no grupo A, os mesmos que o Panamá. O Suriname, uma das nações fundadoras da Concacaf, em 1961, está a disputar a fase final das eliminatórias pela primeira vez desde 1978. El Salvador sofreu a quarta derrota consecutiva e está eliminado da corrida ao Mundial 2026. 

No grupo B, Curaçau foi às Bermudas vencer por 7-0, partindo em vantagem para a última jornada, um confronto decisivo com a Jamaica. 

Os irmãos Leandro Bacuna e Juninho Bacuna marcaram os dois primeiros, aos 7’ e 32’, respetivamente. Já na segunda parte, Jordi Paulina bisou, enquanto Sontje Hansen, aos 59’, Ar'jany Martha, aos 82’, e Roshon van Eijma, em cima do apito final, completaram o marcador. 

Curaçau, que é orientado por Advocaat, que já comandou os Países Baixos em três ocasiões, soma 11 pontos e lidera o grupo B, à frente da Jamaica, que empatou a uma bola com Trinidad e o Tobago. Curaçau precisa de uma vitória ou de um empate para se qualificar para o Campeonato do Mundo, enquanto a Jamaica tem de vencer.