Moçambique faz história e está, pela primeira vez, nos oitavos de final da CAN
A seleção de Moçambique viu esta segunda-feira ser confirmada a passagem aos oitavos de final da Taça Africana das Nações. O desfecho dos grupos A e B da competição confirmaram que os Mambas serão, pelo menos, um dos quatro melhores terceiros lugares da fase de grupos.
As Ilhas Comores, no grupo A, e Angola, no grupo B, terminaram nos terceiros lugares dos respetivos grupos, mas somaram apenas dois pontos, menos um que os moçambicanos, que são, à entrada para a terceira jornada, terceiros classificados do grupo F.
A terceira posição nesse grupo está, também, assegurada, uma vez que o único adversário que podia alcançar a equipa de Chiquinho Conde em termos pontuais é o Gabão, que ainda não tem nenhum. Uma vitória dos gaboneses na última jornada e uma derrota de Moçambique deixaria ambos os conjuntos com três pontos, mas a vitória da turma moçambicana por 3-2, na jornada 2, garantiu-lhe a vantagem no confronto direto.
Moçambique estrear-se-á na fase a eliminar da CAN na sexta edição em que participa, depois de cair na fase de grupos nas edições de 1986, 1996, 1998, 2010 e 2023.
E desta forma, o extremo do Sporting Geny Catamo fica mais tempo em Marrocos e pode ser afastado da meia-final da Taça da Liga, dia 6 de janeiro com o Vitória de Guimarães. Moçambique vai agora jogar a 3, 4, 5 ou 6, consoante a classificação do Grupo F, e por isso a presença de Catamo em Leiria fica pendente consoante o futuro dos mambas na prova continental.
No mesmo Grupo F, a Costa do Marfim lidera e tem também passagem garantida à fase a eliminar, pelo que outro leão fica em risco para a meia-final de dia 6: o central Ousmane Diomande.