CAN: Geny brilha, Moçambique faz história e aproxima-se dos oitavos
Por fim, o doce saber da vitória. À 17.ª tentativa, Moçambique conseguiu ganhar um jogo na CAN. Na segunda jornada do Grupo F, o conjunto comandado por Chiquinho Conde bateu o Gabão, por 3-2, e deu um passo importante rumo aos oitavos.
Numa primeira parte controlada por Moçambique, Geny Catamo ameaçou aos 17', mas o tento inaugural só chegou 20 minutos depois. Após um canto apontado pelo jogador do Sporting, Faisal Bangal apareceu no coração da área para cabecear para o 1-0.
Cinco minutos depois, o 2-0. Novamente Geny Catamo em evidência, desta vez, a coverter com sucesso uma grande penalidade que dobrou a vantagem moçambicana.
Ainda antes do intervalo, o Gabão reagiu por intermédio da sua estrela maior. No último lance do primeiro tempo, Pierre-Emerick Aubameyang reduziu a desvantagem (45+5').
O golo não desanimou Moçambique, que entrou melhor e voltou a deixar os gaboneses a dois golos de vantagem. Witi, do Nacional, trabalhou bem pela direita e cruzou para Diogo Calila, defesa do Santa Clara, que, com um grande golpe de cabeça, fez o terceiro tento dos mambas.
Contudo, o jogo estava longe de estar resolvido. Após o terceiro golo, Moçambique recuou e permitiu que o Gabão criasse várias situações de perigo. Ernan Siluane ainda brilhou em diversas ocasiões, mas nada conseguiu fazer quando Alex Moucketou-Moussounda recargou um remate defendido pelo guarda-redes moçambicano para o fundo das redes (76').
Até ao apito final, Moçambique abdicou praticamente de atacar - pelo meio, houve um gol anulado a Geny por fora de jogo (90+2') - e concentrou todas as energias na defesa da magra vantagem. O nervosismo tomou conta dos jogadores, da equipa técnica e dos adeptos, mas o sofrimento acabou por dar lugar à festa quando Mehrez Malki apitou para o final do encontro. Com este triunfo, Moçambique soma agora três pontos e vai discutir o apuramento para os oitavos de final na última jornada, diante dos Camarões.