CAN: mais uma bicicleta de El Kaabi e Marrocos vence o grupo A
O grupo A da CAN terminou, sem surpresas, com Marrocos, anfitrião do torneio, no primeiro lugar. A equipa marroquina venceu a Zâmbia por 3-0 na última jornada da fase de grupos.
A grande figura da partida foi Ayoub El Kaabi, avançado do Olympiakos, que marcou dois golos e chegou aos três na competição. O primeiro de El Kaabi chegou ao minuto 9 e, aos 27', o autor de outros três dos seis golos dos marroquinos na prova voltou a entrar em ação: Brahim Díaz, médio do Real Madrid, fez o 2-0 e marcou em todos encontros de Marrocos nesta fase de grupos.
O grande momento de espetáculo chegou no segundo tempo. Um passe de Ouhani para a área ao minuto 50 encontrou El Kaabi de costas para a baliza. Isso, tal como na primeira jornada, não foi um problema para o avançado, que saltou e, com um pontapé de bicicleta perfeito, fixou o resultado final em 3-0. Mais um pontapé acrobático do jogador do Olympiakos, que também fez, com o mesmo gesto técnico, o 2-0 frente às Ilhas Comores.
Marrocos terminou, assim, no primeiro lugar do grupo A, com sete pontos. Em segundo ficou o Mali, com três, que empatou nas três jornadas da CAN, incluindo nesta última, em que não desatou o nulo frente às Ilhas Comores. Um resultado que é positivo para... Angola: ambos os conjuntos somam dois pontos, mas a diferença de golos dos Palancas Negras é superior. Assim, basta que mais um terceiro lugar seja pior que o de Angola para que a seleção angolana siga para os oitavos de final da competição.
A Zâmbia, também com dois pontos, acabou em quarto lugar e disse adeus à Taça das Nações Africanas, ao contrário de Moçambique. Os Mambas, terceiros classificados do grupo F, garantiram, com os resultados desta segunda-feira, que serão, pelo menos, um dos quatro melhores terceiros da fase de grupos, e estarão, pela primeira vez, na fase a eliminar da CAN.