Namaso assina pelo Auxerre

Mercado oficial: FC Porto empresta Namaso (os moldes do negócio)

Avançado ruma ao Auxerre, que paga um milhão de euros pela cedência e fica com uma cláusula de compra de cinco milhões de euros

Mais um dossiê resolvido no FC Porto por parte de André Villas-Boas. Danny Namaso vai seguir carreira em França, ao serviço do Auxerre, que recebe o avançado a título de empréstimo, válido até ao final de 2025/26. No entanto, os dragões garantem desde já um encaixe significativo.

Passamos a explicar: o clube da Ligue 1 paga um milhão de euros pela cedência do internacional camaronês, com o negócio a contemplar uma cláusula de compra de cinco milhões de euros, por 60 por cento dos direitos económicos do jogador, que será obrigatória caso o Auxerre garanta a permanência no principal escalão de França e Danny Namaso jogue 60% dos minutos da competição.

Galeria de imagens 5 Fotos

Porém, mesmo que essa cláusula não se torne efetiva, há outra forma de a SAD azul e branca garantir alguma faturação adicional, pois há uma parcela de 700 mil euros em objetivos, contabilizados durante o período e empréstimo e após a transferência definitiva, caso esta aconteça. Esta negociação não contou com custos de intermediação.

Danny Namaso ingressou no FC Porto em 2020, proveniente do Reading. Após um período na equipa B azul e branca, foi promovido à formação principal, onde somou 106 jogos, marcando 14 golos. Agora, abraça um novo desafio em França.

Com a chegada de Luuk de Jong ao Dragão, naquela que foi a grande surpresa da festa de apresentação aos sócios, Danny Namaso ficou com margem de manobra bastante reduzida no plantel orientado por Francesco Farioli, o mesmo sucedendo com Deniz Gul, mas este deve manter-se no grupo de trabalho porque o técnico italiano quer ter três opções para a frente de ataque, sendo que Samu, Luuk de Jong e o agora internacional turco têm características completamente diferentes e que abrem portas a soluções alternativas durante os jogos.

Danny Namaso nunca foi um titular propriamente dito, ele que chegou aos azuis e brancos para ingressar na equipa B. Mas o seu rendimento pela formação secundária dos dragões levou à chamada de Sérgio Conceição, que o utilizou muitas vezes com referência de área, mas também como 10, nas costas do ponta de lança e alguns vezes mesmo a partir da ala esquerda para dentro.

Fecha-se para já um ciclo de Danny Namaso no FC Porto, apesar de manter vínculo contratual com os dragões até junho de 2028, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Depois de Danny Namaso, resta à SAD tratar dos dossiês relativos a Fábio Cardoso, Romário Baró, Grujic e Iván Jaime, estes dois últimos a treinarem ainda com o plantel principal.

Sugestão de vídeo: