Mercado FC Porto: os detalhes das negociações com o Arsenal por Kiwior
A reta final do mercado promete ser movimentada para os lados do Dragão. Além dos dossiês relacionados com os excedentários, com Marko Grujic (mas não só) à cabeça, o FC Porto vai manejando outros processos relacionados com possíveis entradas no plantel às ordens de Francesco Farioli e, nesta fase, o mais premente é o de Jakub Kiwior, defesa do Arsenal.
Os dragões já tinham feito uma primeira abordagem ao clube londrino em julho, antes de fecharem a contratação de Jan Bednarek, mas, na altura, os valores apontados pelos gunners motivaram a SAD azul e branca a deixar o tema em 'banho-maria'. As semanas foram passando, mas a estrutura portista não perdeu o rasto ao internacional polaco. Nesse sentido, o interesse foi recuperado nos últimos dias e os dois clubes abriram uma via de negociação, que sabe A BOLA, está de pé e bem viva.
Vamos por partes. Se, numa primeira fase, o Arsenal estabeleceu uma fasquia mínima de 30 milhões de euros para libertar Kiwior, nesta altura, com o passar do tempo e a aproximação do fecho da janela de transferências de verão, os londrinos baixaram ligeiramente as pretensões. O patamar atual, confirmou o nosso jornal, está em €27 M, mas o FC Porto trabalha na hipótese de convencer o clube do Emirates a ceder um pouco mais. Certo é que o polivalente defesa, de 25 anos, exigirá sempre um esforço financeiro assinalável, pelo que há pedra para partir nas negociações, até porque o Arsenal quer canalizar a receita obtida com a transferência do polaco para reforçar o setor defensivo com outro elemento.
Em estudo estão, igualmente, os moldes de um eventual negócio. Uma das hipóteses passa pelo empréstimo com opção ou obrigação de compra, um pouco à imagem do que sucedeu, por exemplo, com Nehuén Pérez. Mas nenhum cenário está descartado.
O desejo do jogador é claro: sair do Arsenal para ter garantias de regularidade. O FC Porto é um destino que agrada ao internacional polaco, que terá de baixar o vencimento, contudo, outros clubes vão-se perfilando na corrida a Kiwior, nomeadamente o Crystal Palace, da Premier League, e o AC Milan, de Itália. Ainda assim, os dragões já abriram uma frente negocial com os londrinos, o que os deixa adiantados em relação à concorrência.
Os próximos dias perfilam-se, portanto, como decisivos para o avançar do dossiê. Do lado do FC Porto, a postura é de cautela, porque a diferença de valores ainda é significativa, mas não deixa de haver crença na obtenção de um acordo e num desfecho feliz, que traga Jakub Kiwior de Londres para a cidade Invicta.
FATOR BEDNAREK E ELASTICIDADE
Em Inglaterra, Kiwior atuou como lateral-esquerdo em diversas ocasiões, um posto que a SAD azul e branca também quer apetrechar, até porque a permanência de Zaidu para lá do fecho de mercado não é, nesta altura, um dado adquirido. Além disso, o perfil de Kiwior encaixa nas ideias de Francesco Farioli para o flanco canhoto da defesa. No Ajax, por exemplo, o treinador dos dragões adaptou, com sucesso, Jorrel Hato à posição. Este verão, o internacional neerlandês acabou por ser vendido ao Chelsea por €45 M...