Camilo Durán e Kevin Medina brilharam ao serviço do Qarabag na Luz, depois de terem jogado em Portugal no distrital (IMAGO)

Melhor marcador dos Açores, iniciado do Sporting e ex-Liga 2 e CP 'despedem' Lage

Qarabag surpreendeu no Estádio da Luz com uma equipa com vários jogadores que passaram nos escalões secundários de Portugal

Frente a uma equipa do Benfica que teve um investimento de aproximadamente 130 milhões de euros, foram seis os jogadores titulares nesta terça-feira no Estádio da Luz do lado do Qarabag aqueles que já passaram pelo futebol português.

Ainda assim, quase nenhum chegou à Liga. Apenas o lateral direito Matheus Silva alinhou no escalão máximo, ao serviço do Moreirense, na época 2021/22, quando os cónegos desceram de divisão.

De resto, dois dos autores dos golos que causaram um escândalo na estreia do Benfica na Champions passaram em Portugal.

Leandro Andrade, que inaugurou o marcador, apesar de ser internacional cabo-verdiano, nasceu em Tavira e fez toda a formação no nosso país. Passou nos infantis e nos iniciados do Sporting, onde partilhou balneário, por exemplo, com Rafael Leão e Daniel Bragança, mas enquanto sénior não passou do Campeonato Portugal (CP).

Representou o Olhanense e o Fátima nos primeiros anos após a formação, rumando depois ao Cherno More, da Bulgária. Está no Qarabag desde 2022 e viveu no Estádio da Luz a noite mais especial da carreira.

E se é surpreendente o percurso do marcador do primeiro golo, o que dizer de Camilo Durán? O colombiano fez formação no Indepediente Medellín e depois no Flamengo, de onde se transferiu para… o distrital dos Açores.

Do fundo do futebol luso, Durán emergiu com grande brilho e logo no ano de estreia no Lusitânia sagrou-se o melhor marcador do Campeonato de Futebol dos Açores, com 18 golos em 18 jogos.

Na época seguinte jogou nos sub-23 e na equipa B do Estrela da Amadora (seis golos), antes de regressar ao Lusitânia dos Açores na segunda metade da época e apontar mais 12 golos em 18 jogos no CP.

Saltou depois para o Portimonense, na 2.ª Liga, convencendo o Qarabag a investir na contratação na época passada, depois de cinco golos em 27 jogos.

De todos os titulares, Kevin Medina foi aquele que passou mais tempo em solo luso. O defesa-central também colombiano começou igualmente o percurso nos distritais em Portugal, em Coimbra, ao serviço da Naval, somando depois mais de 90 jogos no CP, ao serviço do Moura, Sintrense e Pinhalnovense. Antes de se mudar para o Qarabag, em 2020, jogou na Liga 2 pelo Ac. Viseu e Chaves.

O médio ofensivo Kady esteve dois anos e meio em solo luso, meia época ao serviço do Estoril na época 2019/20, e depois com as cores do Vilafranquense, que deixou em 2021.

O último a viajar de Portugal para o Azerbaijão foi Pedro Bicalho, depois de duas épocas na Liga, ao serviço primeiro do Santa Clara, e na época passada do Alverca, que ajudou a subir à Liga.

Mais uma vez, e se dúvidas houvesse, ficou provado que os milhões não entram em campo. E aqueles que outrora pareciam o refugo do futebol português conseguiram o feito de 'despedir' Bruno Lage.