Mourinho garantiu a titularidade de Richard Ríos diante dos galos - Foto: Miguel Nunes

«A Luz do Benfica apaga-se»: o que dizem lá fora da derrota encarnada

Imprensa internacional reage com surpresa à vitória histórica do Qarabag na 1.ª jornada da Champions League

Na noite de estreia da nova edição da Champions League, a derrota do Benfica com o Qarabag não passou despercebida no meio dos seis jogos realizados e, em Espanha, o Mundo Deportivo destaca que as águias «estavam a ganhar por 2-0 e pagaram caro o seu relaxamento».

Num artigo intitulado «A Luz do Benfica apaga-se perante um histórico Qarabag, pode ler-se: «A equipa de Bruno Lage parecia que ia passear em casa e perante os seus adeptos, mas a festa acabou por não ter um final feliz», porque, segundo o jornal, após o 2-0, «os portugueses viram tudo tão fácil que acabaram por relaxar. Deixaram de pressionar e o Qarabag foi entrando no jogo, porque as águias tinham perdido completamente o controlo».

Ainda por terras castelhanas, o AS destaca o histórico resultado dos azeris: «Sete anos separam o Qarabag da sua última participação na Champions. Nessa altura, o clube foi eliminado na fase de grupos, perdeu quatro jogos e empatou dois, ambos com o Atlético Madrid. No seu regresso à competição, melhoraram a sua grande proeza contra os encarnados, conseguindo a sua primeira vitória depois de estarem a perder por 2-0.»

Benfica «surpreendido pelo convidado-surpresa da Champions»

Já a Marca destacou a resiliência do Qarabag, que «apesar de começar por ser superado em todos os sentidos, não se rendeu». O que resultou na reviravolta e estupefacção no final: «O primeiro encontro entre as equipas portuguesa e azeri foi ganho pela segunda contra todas as probabilidades. Poucos acreditavam no resultado, mas era uma realidade.»

Em França, o L’Équipe ficou atónito com a exibição benfiquista: «O que dizer do desempenho do Benfica? Acostumado às disputas da Champions League, o clube lisboeta foi surpreendido pelo Qarabag, o convidado-surpresa desta fase da liga.»

Galeria de imagens 28 Fotos

«Sete anos após a sua última participação, os campeões do Azerbaijão, que vieram das pré-eliminatórias, não poderiam ter sonhado com um início melhor», escreve também o jornal.

Passando ainda por Inglaterra, o The Athletic escreve que esta noite «ficará na memória de ambas as equipas», enquanto a BBC destaca as celebrações azeris no Estádio da Luz: «Os jogadores e a equipa técnica do Qarabag ajoelharam-se em comemoração ao apito final, após uma vitória que ficará na história na Champions League, já que a campanha anterior terminou com dois empates e quatro derrotas.»