Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica  - Foto Miguel Nunes
Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica - Foto Miguel Nunes

Martim Mayer quer criar o 'Benfica Innovation Lab'

Candidato diz ter parceiro na área de Inteligência Artificial para modernizar várias áreas do clube com base nas novas tecnologias

Martim Mayer pretende criar o Benfica Innovation Lab, «um hub de inovação desportiva que reunirá startups, universidades e empresas tecnológicas», revelou em comunicado o candidato à presidência do clube da Luz.

«O objetivo», segundo Mayer, «é desenvolver soluções inovadoras aplicadas ao desporto, à performance dos atletas, ao envolvimento dos adeptos e à sustentabilidade financeira do clube», com o projeto a incluir também «um programa anual de aceleração para apoiar novas ideias e atrair investimento tecnológico, fortalecendo tanto as receitas do Benfica como a sua posição na indústria global do futebol.»

No campo desportivo, Mayer diz que apostará na utilização de Inteligência Artificial em áreas estratégicas, «como scouting global para detetar talentos, modelos preditivos para a evolução dos atletas e integração de dados internacionais». A IA será também usada, segundo o candidato, «na prevenção de lesões, monitorização biométrica e personalização de treinos, criando o conceito de Atleta Digital e potenciando a performance individual de cada jogador.»

Para os adeptos, Martim Mayer propõe a criação de um assistente digital baseado em IA generativa, «que permitirá comunicação omnicanal, conteúdos personalizados e experiências gamificadas, aproximando o clube da sua vasta base de sócios.» Diz ainda o candidato que o Benfica será transformado «num clube inovador, tecnologicamente avançado, sustentável e com presença global consolidada.»