Marrocos à beira de bater recorde mundial (mas com asterisco)
Já qualificada para o Mundial 2026, a seleção marroquina defronta esta noite o Congo à procura de outra coisa: fazer história a nível planetário.
A equipa de Walid Regragui soma nesta altura 15 jogos consecutivos sempre a vencer, entre particulares, partidas da qualificação para o Mundial e também de qualificação para a Taça das Nações Africanas. Esta série começou em junho de 2024 e permitiu igualar o registo que a Espanha, recordista sozinha até agora, também com 15 vitórias seguidas, conseguiu entre 2008 e 2009.
Ora, por isso, o objetivo de Marrocos é fazer história esta noite e ser a primeira seleção a conseguir triunfar em 16 encontros consecutivos. Isso mesmo assume o selecionador Walid Regragui.
«O nosso desafio agora é, na terça-feira, tornarmo-nos na única seleção do mundo a vencer 16 jogos consecutivos. E isso nunca é fácil, apesar de poder parecer», afirmou Regragui aos jornalistas, no final da vitória diante do Bahrain, na última quinta-feira.
Este recorde, no entanto, terá um asterisco, se for batido. É que nesta série, para todos os efeitos, Marrocos perdeu um jogo e empatou outro, frente a Quénia e Senegal, respetivamente. No entanto, essas partidas foram disputadas no contexto do Campeonato das Nações Africanas (CHAN), ou seja, a seleção marroquina tinha apenas jogadores que atuam no campeonato local no plantel, e nem sequer era Walid Regragui o treinador. No fundo, não era a seleção principal de Marrocos.