Argentina é detentora do troféu (Imago)
Argentina é detentora do troféu (Imago) - Foto: IMAGO

Saiba que seleções já estão no Mundial 2026

Competição será realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e além dos três anfitriões há mais 25 seleções apuradas

28 seleções já têm presença garantida no Mundial 2026 que terá lugar nos Estados Unidos, no Canadá, e no México. Além dos países anfitriões, outros já começaram a preencher as 45 vagas restantes.

O Japão, do médio do Sporting Morita, demonstrou um domínio avassalador na fase de qualificação, tornando-se o primeiro país não anfitrião a garantir a sua presença no torneio. Os asiáticos foram acompanhados pela Nova Zelândia, que, conforme o esperado, venceu a Nova Caledónia por 3-0, garantindo assim a sua vaga.

Os seguintes a juntarem-se à lista foram o Irão, que participará pela sétima vez no Campeonato do Mundo, e a Argentina. Os detentores do título garantiram rapidamente um lugar na fase de grupos na América do Sul e foram acompanhados, no seu próprio continente, por Brasil, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai.

Os estreantes Uzbequistão e Jordânia também se qualificaram, após vencerem os seus jogos na qualificação asiática. E Marrocos tornou-se no primeiro país africano a garantir este bilhete para a fase final competição e a Tunísia também se apurou na jornada seguinte, com o Egito a carimbar a presença no Campeonato do Mundo na penúltima jornada da qualificação e Senegal, Costa do Marfim, África do Sul e Gana na última, tal como Cabo Verde, que irá estrear-se em Mundiais..

Panorama dos países qualificados para o Mundial

Canadá

Estados Unidos

México

Japão

Nova Zelândia

Irão

Argentina

Uzbequistão

Jordânia

Coreia do Sul

Austrália

Brasil

Equador

Colômbia

Paraguai

Uruguai

Marrocos

Tunísia

Egito

Argélia

Gana

Cabo Verde

África do Sul

Qatar

Inglaterra

Costa do Marfim

Senegal

Arábia Saudita

Quando é o Mundial?

O Campeonato do Mundo de futebol começa a 11 de junho no Canadá, com o México a disputar o primeiro jogo do grupo A contra um adversário ainda por definir. O torneio terá uma duração excecionalmente longa, de cinco semanas e meia. A final terá lugar a 19 de julho em Nova Jérsia.