Marcelo Rebelo de Sousa submetido a cirurgia «urgente» a hérnia encarcerada
Marcelo Rebelo de Sousa será submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital de São João, no Porto. Maria João Batista, presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar, revelou aos jornalistas que o Presidente da República foi diagnosticado com uma hérnia encarcerada, após ter dado entrada ao início da noite com uma «indisposição».
Maria João Batista garantiu que Marcelo Rebelo de Sousa «está bem», que seria submetido a uma intervenção cirúrgica «de baixo risco risco» e que «é pouco provável que haja complicações». O procedimento «urgente» terá a duração de cerca de «uma hora e meia».
A médica cardiologista revelou que o Presidente da República terá de passar, no mínimo, uma noite no Hospital de São João. Maria João Batista admitiu que o histórico clínico de Marcelo Rebelo de Sousa, que já foi operado a uma hérnia semelhante, influenciou a decisão de realizar nova intervenção cirúrgica o quanto antes.
Marcelo Rebelo de Sousa deu entrada na unidade hospitalar com fortes queixas abdominais e vómitos, de acordo com nota oficial publicada no site da Presidência da República.