Lage recorda episódio com Kokçu: «Começou a rir-se»
- Teve uma relação difícil com Kokçu?
- Não. Eu não tive relações difíceis com ninguém no Benfica. Kokçu foi das relações mais fáceis que tive no Benfica. Tivemos aquela situação… Foi um momento infeliz de ambos. Primeiro dele e depois também meu. No dia seguinte, depois de tomar o pequeno-almoço, tomei a iniciativa, bati três vezes à porta do quarto dele, ele abriu a porta e começou a rir-se. A primeira coisa que ele me diz é como é que duas pessoas que se deram tão bem durante nove meses tiveram aquele momento.
Foi um ano com muitos jogos, sem férias, um Mundial, com o jogo a ser interrompido ao intervalo, e com uma coisa que o Kokçu carrega nele, e ele dizia-me algumas vezes, que era ele ter a responsabilidade de ser o jogador mais caro de sempre do Benfica. Ele tinha o valor que tinha, as funções que tinha e a forma de jogar dele. Dizia que quando se ganhava, estava tudo bem, quando se perdia, havia dois alvos: primeiro o treinador, e a seguir ele, por ser jogador mais caro de sempre. E ele teve de carregar esse peso.
- Ficou claro, nesse momento, que ele ia sair do Benfica?
- Para mim não.
- Mas para ele talvez?
- Ele depois quer, mostra a vontade de falar publicamente sobre o assunto, pede para falar com o presidente e a partir daí as coisas aconteceram com naturalidade.
- Levou para o Mundial de Clubes os jogadores que queria, como queria? Ou levou para o Mundial de Clubes os jogadores que o Benfica queria, como queria?
- Entendi, e discuti isso com a minha equipa técnica e depois apresentei aos jogadores, que o melhor era vivermos o Mundial de Clubes como se de uma seleção se tratasse. Tínhamos vários jogadores em final de contrato, em final de empréstimo e outros com a ambição de prosseguir a carreira noutro local. Se me perguntar se um ou outro jogador preferia ter mais férias, especialmente aqueles que tinham representado as seleções, sim. Houve um ou outro jogador que manifestou essa vontade, mas no final a decisão foi de todos irem ao Mundial de Clubes.
Artigos Relacionados: