Jovem internacional romeno morre após chamada desesperante com a mãe
O futebol na Roménia está de luto com a morte de Luca Manolache, jovem do Metaloglobus (da 2.ª divisão) e internacional pelo escalão de sub-18 do país. A fatalidade deu-se já no passado dia 28 de fevereiro, mas só recentemente foram descobertas as causas da mesma.
Segundo os sérvios do Sportal (órgão pertencente ao grupo Ringier, o mesmo de A BOLA), Luka já apresentara problemas de saúde que os afastaram dos jogos e dos treinos do Metaloglobus desde o passado mês de agosto. Os treinadores notaram tonturas e dificuldades do jogador formado no FCSB (antigo Steaua Bucareste) em ter força para realizar um jogo inteiro.
«A sua última aparição com a camisola do Metaloglobus foi a 24 de agosto de 2024, no jogo contra o CS Afumati, onde jogou 10 minutos como suplente. Após o jogo contra o CS Afumati, o jogador sentiu-se cansado durante o treino, o que levou a equipa técnica a suspendê-lo e a recomendar-lhe mais investigações médicas», disse o Metaloglobus em comunicado.
Até que chegou o dia 28 de fevereiro. A saúde de Luca piorou rapidamente e foi chamada uma ambulância para o acudir. Pelo meio, o jovem ainda teve forças para ligar para a mãe (que estava numa viagem de negócios), dizendo-lhe desesperadamente: «Mãe, sinto que não aguento mais, vou morrer?»
O jovem viria a morrer já no hospital, com os médicos a apontarem agora dois grandes fatores como as causas da morte: uma asfixia, provocada pelo refluxo de ácido gástrico devido a uma grave infeção pulmonar, e uma rutura da aorta abdominal, causando uma hemorragia interna.
«Estamos chocados e profundamente tristes com esta perda trágica. O seu amor pelo futebol e o seu sorriso traziam alegria ao relvado», recordou também o Metaloglobus.