Paulo Jorge Pereira observa novos valores no arranque da preparação para o Europeu
O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, divulgou esta terça-feira a primeira lista de convocados de Portugal para o Europeu 2026, composta por 22 jogadores que irão cumprir um estágio de preparação e participar no Torneio Internacional de Espanha.
A convocatória integra quatro jogadores - o pivot António Machado (21 anos) e os laterais João Bandeira Lourenço (19), Guilherme Tavares (23) e Diogo Silva (27) -, apenas na fase inicial dos trabalhos, para suprimir a ausência dos habituais internacionais, Luís Frade, Miguel Neves, Francisco Costa e João Gomes, ainda a competirem pelos seus clubes ou em fase de recuperação, e que se juntarão ao grupo a 2 de janeiro.
Fora da lista está o guarda-redes Diogo Rêma, cuja indisponibilidade já era conhecida, uma vez que foi recentemente operado a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Para o lugar do guarda-redes do FC Porto foram chamados Diogo Valério, de 26 anos, que defende a baliza dos gregos do Olympiacos, e Miguel Espinha (32 anos), que alinha nos macedónios do Vardar.
De resto, em relação à convocatória para o Mundial 2025 há a registar a chamada de José Luís Ferreira, ponta do FC Porto, e ausência de Fábio Magalhães, lateral que se transferiu dos dragões para o ABC esta temporada. Também o central Miguel Martins, ilibado num controlo antidoping positivo que o afastou do Mundial, não integra as opções iniciais de Paulo Jorge Pereira.
A FAP recorda que a integração de novos atletas nesta fase tem sido uma prática recorrente nos últimos anos, tendo em conta a entrada faseada de alguns jogadores nos estágios da seleção.
Portugal concentra-se em Rio Maior no domingo e, após uma breve pausa para a passagem de ano, retoma os trabalhos a 2 de janeiro. Cinco dias depois, a seleção segue para Espanha, onde disputará um torneio internacional frente às seleções da casa, Tunísia, Eslováquia, Egito e Irão.
Após nova interrupção, a equipa nacional viajará a 14 de janeiro para Herning, na Dinamarca, um dos países anfitriões, a par de Noruega e Suécia, da fase final do 17.º Campeonato da Europa de andebol, que decorre entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro.
Quarta classificada no Mundial 2025, a seleção portuguesa garantiu a sua nona presença em fases finais do Europeu, depois das participações em 1994, 2000, 2002, 2004, 2006, 2020, 2022 e 2024, ao vencer o Grupo 8 de qualificação.
Portugal, cujo melhor resultado na prova foi o sexto lugar em 2020, estreia-se frente à Roménia, a 16 de janeiro, defronta depois a Macedónia do Norte, dois dias mais tarde, e encerra a fase inicial diante da Dinamarca, anfitriã e tetracampeã mundial, a 18 de janeiro, em jogos disputados na cidade de Herning.
Lista de convocados:
- Guarda-redes: Diogo Valério (Olympiacos, Grécia), Gustavo Capdeville (Benfica) e Miguel Espinha (RK Vardar, Macedónia).
- Pontas: Diogo Branquinho (Sporting), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (Tremblay HB, França) e José Luís Ferreira (FC Porto).
- Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), João Bandeira Lourenço (CB Nava, Espanha), Martim Costa (Sporting), Miguel Neves (Saint-Raphael, França), Salvador Salvador (Sporting), Diogo Silva (Marítimo), Francisco Costa (Sporting), Guilherme Tavares (Ciudad Encantada, Espanha) e João Gomes (VfL Gummersbach, Alemanha).
- Pivots: António Machado (V. Guimarães), Luís Frade (FC Barcelona, Espanha), Ricardo Brandão (FC Porto) e Victor Iturriza (Kuwait SC, Kuwait).
- Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Filipe Monteiro (Sporting).