Dwight McNeil permanece nos 'toffees'
Dwight McNeil permanece nos 'toffees' - Foto: IMAGO

Jogador do Everton em lágrimas após transferência falhada «sem explicação»

Dwight McNeil tinha tudo acertado com o Crystal Palace, mas acabou por ver a mudança colapsar perto do fecho do mercado

Dwight McNeil, extremo do Everton, não escondeu a frustração depois de não se ter concretizado a sua mudança para o Crystal Palace, nos instantes finais do mercado de inverno.

A namorada do jogador de 26 anos, Megan Sharpley, recorreu às redes sociais para criticar o mundo «cruel» do futebol, afirmando que o avançado foi «usado» e deixado «angustiado» e em lágrimas após o colapso da sua transferência para o londrinos.

O antigo atacante do Burnley esteve muito perto de se mudar para os eagles, tendo mesmo realizado os exames médicos para um empréstimo com uma obrigação de compra fixada em 20 milhões de libras (cerca de 23,6 milhões de euros), mas, apesar de o Crystal Palace ter submetido a documentação inicial para o negócio, não conseguiu completar os restantes trâmites a tempo.

Fontes do Everton garantem à Imprensa inglesa que o clube de Merseyside cumpriu a sua parte do processo, mas que o Palace deixou de comunicar, o que levou ao esgotamento do prazo para a transferência.

Numa longa série de publicações no Instagram, Megan Sharpley expressou a sua revolta com a situação. «As últimas 48 horas partiram-me o coração ao ver como o mundo do futebol, que tanto amas, pode ser tão cruel contigo», escreveu, dirigindo-se a McNeil.

Sharpley descreveu o processo como uma «montanha-russa emocional», acusando o clube londrino de ter brincado com o jogador. «Ter algo prometido, ser arrastado numa montanha-russa emocional e ser usado até ao último minuto. Ter quatro anos e meio da tua vida prometidos, viagens, exames médicos, acordos feitos... promessas feitas. Prepararmo-nos para mudar toda a nossa vida a centenas de quilómetros de distância em poucas horas. E depois ver tudo isso ser-te arrancado no último segundo, sem qualquer explicação», lamentou.

A namorada do futebolista revelou o impacto emocional do sucedido, afirmando que o jogador ficou de «coração partido» e em lágrimas. «Passar de tudo para um silêncio total, sem um telefonema, sem comunicação, e ficar de coração partido e confuso, doeu mais do que consigo descrever», acrescentou.

Sharpley questionou ainda a forma como a saúde mental dos jogadores é tratada na indústria. «Vivemos num mundo onde todos sabem o quão grande é o problema da saúde mental. Então, no futebol, porque é que achamos aceitável, só porque estes jovens ganham muito dinheiro, que se possa brincar com a sua saúde mental e que isso seja apenas 'parte do trabalho'?», interrogou, sublinhando que «independentemente do dinheiro, todos merecemos ser tratados com respeito, bondade e justiça».

Apesar da desilusão, Megan Sharpley mostrou-se confiante na recuperação de McNeil. «Sei no meu coração e no fundo da minha alma que vais recuperar disto. Sou a tua maior apoiante. E sei que vais superar isto com fogo na barriga e uma motivação que ninguém pode parar», garantiu.

O próprio Dwight McNeil, que chegou ao Everton em 2022 vindo do Burnley e já disputou 120 jogos pelo clube, quebrou o silêncio ao partilhar a publicação da namorada, acrescentando: «Ainda agora, continuo sem saber de nada».