João Leite ambiciona maior participação de sempre nas eleições do Benfica
Representantes das candidaturas às eleições do Benfica reuniram-se esta quarta-feira com o Presidente da Mesa da Assemblia Geral em funções, José Pereira da Costa, no Estádio da Luz. João Ferreira Leite explicou a A BOLA as expectativas da lista que encabeça, a A, promovida pelo movimento Servir o Benfica, para o sufrágio de 25 de outubro.
Balanço de reunião entre candidaturas
«Faço um balanço positivo. Foram debatidas questões procedimentais que consideramos importantes, ainda ficaram algumas questões por esclarecer, nomeadamente a forma de acesso ao caderno eleitoral por parte das candidaturas, mas que ainda assim será analisada pela mesa. Esteve também o representante da empresa Multicert que procurou responder a todas as questões técnicas que foram colocadas sobre como é que o ato eleitoral se vai proceder. A expressão certificação parece, de momento, provavelmente demasiado ambiciosa, mas vai ter uma participação em diversos momentos, e portanto, nesse sentido, reforço aqui a confiança no processo.»
Eleiçõs disputadas integralmente com voto físico
«Os estatutos são claros, não havendo unanimidade entre as candidaturas... Não foi só a nossa candidatura que manifestou a discordância com essa solução, e portanto, não é uma questão de ser uma vitória ou uma derrota, é a aplicação da regra estatutária como ela se encontra, nesse sentido, não há nenhum comentário a fazer.»
Expectativas para 25 de outubro e peso do apoio de João Diogo Manteigas
«A nossa preocupação e o nosso desejo número um são que a participação seja muito grande, a maior de sempre do Benfica, penso que estão reunidas as condições. Relativamente ao nosso resultado em particular, uma vez que nos apresentámos, procuramos ser a lista eleita. Quanto ao facto de termos tido o apoio anunciado por um dos candidatos à presidência [João Diogo Manteigas, que abdicou de apresentar lista à MAG], agradecemos, mas não altera rigorosamente em nada os nossos propósitos em termos de independência e de autonomia relativamente a qualquer lista que se apresente à direção.»
Condições para organizar eleições em dia de Benfica-Arouca
«A Mesa garantiu-nos que sim, obviamente que manifestámos em diversas ocasiões a nossa preocupação pelo facto de se realizar em dia de jogo, mas a mesa deu-nos essa garantia, temos de confiar. Acreditamos que essa não seria a melhor solução, aliás tenho percorrido várias casas do Benfica pelo país e muitas delas têm manifestado a sua preocupação quanto a esse facto, porque impede, por exemplo, muitos de virem ao jogo, sobretudo os que estão ligados à estrutura e às excursões, porque têm de ficar nas casas para o ato eleitoral. Não seria a nossa opção se fôssemos mesa, mas sendo esta a solução, é confiar no senhor presidente da mesa nas garantias que nos deu quanto a essa situação»
Endurecer da campanha
«Vejo com preocupação, com tristeza. somos todos sócios do mesmo clube, do Benfica, independentemente das opiniões de cada um, e portanto houve momentos que assisti com tristeza. A nossa candidatura em particular procurou sempre não entrar por esse caminho, agradecemos também o facto de, com raríssimas exceções, não nos sentirmos nunca atacados. Mas assistimos ao que se passa em torno de todas as candidaturas, de todos os órgãos e gostaríamos, nos dias que restam, que se debatesse mais o Benfica e menos questões pessoais.»