João Diogo Manteigas: «Benfica deve ser o adulto na sala»
João Diogo Manteigas, candidato nas eleições do clube do próximo dia 25 de outubro, deu esta terça-feira uma entrevista à BTV na qual aborda vários temas da proposta da lista Benfica Vencerá, que encabeça.
Motivos da candidatura
«Primeiro lamento e lanço apelo às candidaturas que parem de se atacar umas às outras. Acho que consegui reunir na minha pessoa e na minha lista, tudo o que é preciso para o Benfica. Reunimos todas as competências para assumir o Benfica.»
Remunação, concorda?
«Sim, os estatutos alteraram, os sócios quiseram, é uma questão de transparência. Será uma Comissão de Remunerações, com o acordo com os sócios, que irá estipular isso.»
Mercado português
«Passará a ter importância maior que teve nos últimos quatro anos. O Benfica não tem prestado a devida a atenção ao mercado nacional e quando presta chega tarde, e tem de comprar mais caro. O Benfica tem de se antecipar, ter o melhor talento na formação, mas também maior prospeção, olheiros, para recrutar os melhores no futebol nacional.»
Reformulação do 'scouting'
«Um aumento, porque temos as escolas, as casas do Benfica, precisamos de mais prospeção, de mais olheiros. Temos de nos antecipar aos outros clubes.»
Quando revelará os nomes para a tutela do futebol
«Até às eleições revelarei, para o futebol e para as modalidades, durante a próxima semana.»
Relação com o treinador, com José Mourinho
«Se falarmos em particular de José Mourinho, ele é o treinador, tem de ser defendido. Parece-me que foi contratado para ser mais que isso, mas entendemos que não deve prestar-se a papeis, que desempenha muito bem, que não são dele, mas da Direção. É à Direção que compete defender o treinador. Acho que Mourinho ficará muito agradado e dar-se-á muito bem com o diretor desportivo que vamos apresentar.»
Modelo de jogo
«Os jovens têm de estar sujeitos a qualquer modelo tático e preparados para responder em pelo menos dois, que caberá à administração, em conjunto com técnicos e treinadores, acertar. Ao Benfica não basta ganhar, mas convencer.»
Futebol feminino
«Defendemos uma socidedade anónima desportiva para o futebol feminino, a nível estrutural também. O Benfica não pode perder o comboio de investimento da FIFA e da UEFA, também ao nível do no know-how. Portanto, que se torne independente e permita nível de investimento que permita ser competitiva na Europa e manter a hegemonia em Portugal.»
Aumento da dívida líquida
«Há custos que podem ser reduzidos. Há dois grandes monstros: o passivo e a dívida financeira. Em relação à dívida, há várias hipóteses que podemos tentar; ajustar as responsabilidades e custos às receitas.»
Naming do Estádio da Luz
«Já devia ter sido resolvido há anos. Há dois caminhos, ou fecha-se o naming, e o valor será agora entre os 7 e os 10 milhões, ou cria-se uma infraestrutura nova, um projeto já a pensar no Mundial de 2030. E assim o naming valeria muito mais.»
Meta realista de aumento de receitas
«Primeiro temos de resolver problema de 72 milhões de caixa, o Benfica tem um problema de tesouraria. Depois, não consigo dar valor exato, porque temos de sentar com parceiros e aumentar patrocínios. Temos de perceber onde podemos ser melhores.»
Direitos televisivos
«O Benfica não pode perder dinheiro nos próximos dois anos, no mínimo 46 milhões. Não perder nem um cêntimo. E depois liderar o processo de centralização, fazer perceber que o futebol português não vale o preço que se disse que vale. Depois de 2028? O Benfica tem de continuar a receber mais, é quem mete mais gente no estádio, quem paga mais impostos, também. Se não assumir a liderança neste processo, a Liga não vai ter sucesso neste no modelo de centralização.»
BTV
«Deve ser aberta a todos os sócios, menos nos jogos europeus, há contratos para cumprir. Fica obrigada, tem o dever de unir os benfiquistas, a dar mais conteúdo aos benfiquistas.»
Modalidades
«Tem de conseguir progredir internacionalmente, se conseguir, também seremos mais competitivos em Portugal. Reduzir e otimizar custos, falta uma cidade do Benfica para as modalidades, ou mais um pavilhão.»
Expansão da Luz, Seixal
«Seixal terá de ser alargado, o estádio remodelado, a pensar na segurança, ou pensamos num megaprojeto a pensar no Mundial de 2030.»
Associativismo
«Há uma divisão grande, sobretudo com esta campanha eleitoral. O que queremos, temos mais de 20 propostas, é chegar aos 500 mil sócios até 2029. E um sistema de reconhecimento e compensação dos sócios, seja através de merchandising ou outras fórmulas.»
Relação institucional com rivais e instituições
«O Benfica tem de ser o adulto na sala, sentar-se à mesa com todos para discutir tudo o que for transversal. Mas manter a defesa intransigente dos valores do Benfica. Estaremos vigilantes em matéria de arbitragem.»
Legado que deseja deixar
«Mais união, associativismo, acima de tudo um clube mais sustentável e vencedor.»