Rui Costa, presidente do Benfica — Foto: SL Benfica
Rui Costa, presidente do Benfica — Foto: SL Benfica

«Já toda a gente percebeu que Rui Costa não tem mãos para o Benfica»

João Diogo Manteigas critica presente e passado recente da direção encarnada e explica ânimos exaltados na Assembleia Geral de sábado

João Diogo Manteiga explicou, em entrevista à SIC Notícias, o que aconteceu durante a Assembleia Geral para discussão do relatório e contas do Benfica, que espoletou a suspensão da mesma. O candidato à presidência encarnada defendeu que «houve muita deturpação» sobre o filme dos acontecimentos.

João Diogo Manteigas considerou que Luís Filipe Vieira «teve todo o direito» de pedir a palavra, mas destacou a legitimidade dos protestos dos sócios que abandonaram o Pavilhão da Luz, quando o antigo presidente do Benfica teve a palavra. O advogado considerou, ainda assim, que um grupo de sócios «podia ter aligeirado o seu comportamento» e que o clima de tensão que precipitou a supensão da AG «não foi digno».

Manteigas contou que «os ânimos exaltaram-se um pouco mais, mas nada do que se anda a desenvolver». «Tentaram-me imputar o facto de dois terços ter saido da Assembleia. As pessoas não querem ouvir Luís Filipe Vieira porque está a ser julgado por ter roubado e lesado o Benfica. É perfeitamente legítimo», defendeu o líder da candidatura Benfica Vencerá.

O advogado questionou a ausência do antigo presidente do Benfica nas últimas assembleias gerais, antes de o acusar de querer semear o «caos»e de já ter percebido que «já não tem palco no Benfica».

João Diogo Manteigas explicou que, juntamente com João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, pediu ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, que Luís Filipe Vieira pudesse discursar. Em sentido contrário, a postura de Rui Costa motivou duras críticas do advogado: «Já toda a gente percebeu que Rui Costa nao tem mãos para o Benfica. A reação de Rui Costa foi esconder-se lá atrás, o que se espera de um presidente do Benfica é que tente acalmar os ânimos.»

As eleições do Benfica estão agendadas para 25 de outubro.