Ivanovic ajuda Croácia a ter pé e meio no Mundial 2026
A Croácia venceu Gibraltar por 3-0 e começou a fazer as malas para o Campeonato do Mundo 2026, disputado no próximo verão nos Estados Unidos, México e Canadá. O surpreendente triunfo das Ilhas Faroé diante da Chéquia deixou a liderança isolada do Grupo L a um pequeno passo da turma dos balcãs.
O selecionador Zlatko Dalic apostou em Franjo Ivanovic de início como na principal referência ofensiva, mas foi Lovro Majer a aquecer as luvas a Jaylan Hawkins pela primeira vez, aos 19'. A partida jogava-se no último terço de Gibraltar, que tremeu quando Pasalic desviou a bola do guarda-redes de 24 anos, mas suspirou de alívio quando o esférico acertou no poste.
Ivanovic foi uma autêntica seta apontada à baliza de Gibraltar, mas não conseguiu fazer o gosto ao pé. O avançado do Benfica não escondeu a frustração quando desferiu um remate transviado aos 21' e perdeu um duelo com Hawkins em posição privilegiada, sete minutos depois.
O guarda-redes de Gibraltar e dos neerlandeses do Emmen adiou o golo croata durante meia hora, mas nada conseguiu fazer quando Pasalic descobriu o jovem extremo Toni Fruk com um cruzamento com conta, peso e medida.
O extremo do Rijeka foi o único croata com frieza necessária para decifrar o código da baliza de Hawkins até aos derradeiros minutos da partida. Lovro Majer teve uma oportunidade de ouro para ampliar a vantagem croata aos 57', mas, na marcação de um penálti, não conseguiu ultrapassar o muro amarelo de Gibraltar.
Hawkins manteve Gibraltar, inexistente ofensivamente, na partida e até rubricou mais uma defesa imponente a um remate em arco de Pasalic, mas a muralha cedeu aos 79'. Já sem Ivanovic, que foi rendido por Kramaric aos 69', Sucic ampliou a vantagem croata.
A Croácia colocou ainda mais gelo no jogo, após o golo marcado por Sucic, mas só fixou o resultado final na última jogada do encontro. O defesa central Martin Erlic respondeu a um pontapé de canto com um cabeceamento de cima para baixo, como mandam as regras, e rubricou o terceiro tento croata na partida.
A intensidade foi diminuta, mas suficiente para saltar para a liderança no Grupo L com 16 pontos, com três de vantagem para a Chéquia e quatro para as Ilhas Faroé, que fecham o pódio. A Croácia precisa de apenas empatar na Escandinávia na terça-feira para garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo.
Artigos Relacionados: