Jacob Kiplimo regressa a Lisboa a 8 de março para a Meia Maratona
O ugandês Jacob Kiplimo, antigo recordista mundial, é o grande nome confirmado para a edição deste ano da Meia Maratona de Lisboa, marcada para 8 de março, anunciou a organização.
Aos 25 anos, Kiplimo apresenta-se como cabeça de cartaz da elite masculina e regressa a uma prova onde já fez história. Em novembro de 2021, completou o percurso lisboeta em 57.31 minutos, então recorde mundial da distância — marca que se manteve como melhor do mundo até dezembro de 2024 — e que continua a ser recorde do percurso.
A participação na capital portuguesa surge integrada na preparação para a Maratona de Londres, em abril, apontada como o principal objetivo da temporada do atleta ugandês. Lisboa funcionará, assim, como teste competitivo de alto nível numa fase determinante da sua planificação.
A época de 2025 confirmou a consistência do corredor africano nas grandes distâncias. Em fevereiro, venceu a Meia Maratona de Barcelona com o tempo de 56.42, antes de se estrear na maratona, precisamente em Londres, onde foi terceiro com 2:03.37 horas. Melhoraria ainda essa marca em outubro, ao triunfar na Maratona de Chicago com 2:02.23.
Já em 2026, a 10 de janeiro, Kiplimo voltou a demonstrar o seu excelente momento de forma ao conquistar, de forma destacada, o título mundial de corta-mato, em Tallahassee, nos Estados Unidos.