Antoine Semenyo foi alvo de insultos racistas durante o jogo de abertura da Premier League entre o Liverpool e o Bournemouth Foto: IMAGO
Antoine Semenyo foi alvo de insultos racistas durante o jogo de abertura da Premier League entre o Liverpool e o Bournemouth Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Homem detido após Antoine Semenyo denunciar insultos racistas em Anfield

O avançado ganês dos 'cherries' foi umas das principais figuras no jogo frente ao Liverpool por bons e maus motivos

Um homem foi detido depois de Antoine Semenyo, jogador do Bournemouth, ter denunciado que foi alvo de abuso racista durante o jogo de abertura da Premier League frente ao Liverpool, em Anfield.

A partida, realizada na sexta-feira, foi interrompida ao minuto 29, quando Semenyo alertou o árbitro para o incidente. De acordo com a polícia de Merseyside, um homem de 47 anos, natural de Liverpool, foi identificado e retirado das bancadas após a denúncia. No sábado, foi detido por suspeita de infração agravada por motivação racial à ordem pública e levado para interrogatório.

O encontro recomeçou quatro minutos depois. Pouco tempo mais tarde, Semenyo marcou dois golos para o Bournemouth, que acabaria por perder por 4-2 diante do campeão em título.

O capitão da equipa dos cherries, Adam Smith, elogiou a postura do colega, dizendo à Sky Sports: «Isto mostra a toda a força de caráter que [Semenyo] tem. Denunciou o que aconteceu ao árbitro e seguiu em frente. Os jogadores do Liverpool também apoiaram muito o Ant [Semenyo] e a nossa equipa.»

O treinador do Liverpool, Arne Slot, lamentou o episódio: «Tira um pouco o brilho do jogo, porque os nossos adeptos foram incríveis, especialmente nas homenagens ao Diogo.»

A Premier League confirmou que irá abrir uma investigação, enquanto a Federação Inglesa afirmou: «Não há lugar para este tipo de comportamentos. Trabalharemos com árbitros, clubes e autoridades para apurar os factos e garantir que sejam tomadas as medidas adequadas.»

O organismo antidiscriminação Kick It Out manifestou solidariedade com Semenyo e elogiou a coragem que o jogador teve: «Não podemos sublinhar suficientemente a bravura de Antoine por denunciar o que aconteceu após um momento tão angustiante, e antes mesmo de marcar dois golos. Anthony Taylor e a sua equipa de arbitragem também merecem crédito pela resposta rápida e decisiva.»

Sugestão de vídeo: