Marc Márquez a acelerar na rua? MotoGP vai ter primeira corrida urbana
Adelaide, capital do estado da Austrália do Sul, assumirá a organização do Grande Prémio da Austrália, substituindo um dos circuitos mais acarinhados do MotoGP nos últimos quase 30 anos, o Phillip Island, localizado perto de Melbourne. Este último acolherá a derradeira corrida ainda este ano, após o que a organização do GP da Austrália passará para Adelaide, com mais uma novidade.
Em Adelaide, será utilizado um traçado baseado no antigo circuito que no passado recebeu o GP de Fórmula 1. O MotoGP garante que o circuito cumprirá todas as condições de segurança do campeonato mundial, com velocidades máximas esperadas na ordem dos 340 km/h.
«Trazer o MotoGP para Adelaide marca um marco importante na evolução do nosso campeonato. Esta cidade tem uma reputação mundial por acolher grandes eventos desportivos, e a oportunidade de projetar um circuito construído especificamente nas ruas da cidade é algo verdadeiramente único no nosso desporto. Desde o início, juntamente com a FIM, garantimos que a segurança permanece inquestionável – cada elemento do circuito urbano de Adelaide foi projetado para cumprir os mais elevados padrões de segurança modernos do MotoGP, garantindo que os pilotos possam competir com total intensidade e confiança», afirmou o diretor desportivo do MotoGP, Carlos Ezpeleta.
Further details here 👇https://t.co/sVQ7J3tVuj
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) February 19, 2026
O objetivo é «apresentar um novo estilo de corrida», num acordo válido a 7 anos, até 2032.