Jutta Leerdam
Jutta Leerdam

Fato de patinagem de Jutta Leerdam em leilão para ajudar clube de infância

A patinadora neerlandesa, uma das sensações dos Jogos Olímpicos Milão-Cortina está apostada em ajudar um clube perto do seu coração

O fato de patinagem de Jutta Leerdam, com o qual conquistou o ouro olímpico (1000 metros) e a prata (500 metros), está a leilão. As primeiras licitações já estão a chegar, com a oferta mais alta a ultrapassar os 2400 euros. As receitas reverterão a favor do clube de patinagem de Pijnacker, onde Leerdam começou a patinar em criança.

Galeria de imagens 38 Fotos

Várias recordações olímpicas em leilão

Anteriormente, o fato de patinagem da campeã olímpica Femke Kok e itens olímpicos pessoais do bicampeão olímpico de shorttrack Jens van 't Wout também foram leiloados. O casaco que Van 't Wout usou como porta-bandeira na cerimónia de abertura em Milão já rendeu 3000 euros. As receitas destinam-se ao Amsterdamse Schaatsclub Jaap Eden, o clube que desempenhou um papel importante na carreira desportiva de Van 't Wout.

Kok conquistou o ouro olímpico nos 500 metros e a prata nos 1000 metros em Milão. Também ela disponibiliza um fato de patinagem para o leilão. Kok doará as receitas do seu fato leiloado ao clube onde começou: o clube de treino de patinagem De Kluners em Wijnjewoude.

«Os atletas de elite mantêm um carinho muito especial pelos clubes onde tudo começou e querem incentivar ativamente as crianças a praticar desporto. Com este leilão, queremos sublinhar a importância dos clubes desportivos na descoberta e desenvolvimento do talento holandês», afirma André Cats, diretor de desporto de alta competição do Comité Olímpico neerlandês, sobre o leilão.