Encarnadas saíram derrotadas da deslocação a Turim
Encarnadas saíram derrotadas da deslocação a Turim

História de Lúcia Alves não chegou para Salvai o Benfica (crónica)

Camisola 13 deu vantagem às águias, logo aos 6 minutos, e apontou o primeiro golo deste novo formato da Champions. Juventus chegou ao empate a meio da etapa inicial, por intermédio de Cecilia Salvai, a mesma jogadora que haveria de bisar já perto do fim, confirmando o triunfo das transalpinas

O Benfica entrou com o pé esquerdo na edição deste ano da Liga dos Campeões feminina: derrota (1-2) frente à Juventus, num encontro da 1.ª jornada da prova, realizado na tarde desta terça-feira, no Juventus Stadium, em Turim.

O início de partida até foi bastante favorável às comandadas de Ivan Baptista, que assumiram, desde logo, as despesas do jogo e Caroline Moller, aos 2 minutos, deu o primeiro sinal de perigo ao obrigar Peyraud-Magnin a uma defesa apertada.

A supremacia das águias veio ao de cima pouco depois: cruzamento da esquerda de Nycole Raysla e Lúcia Alves, no coração da área, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza contrária. Nesse momento (6'), a camisola 13 do Benfica escrevia uma (bonita) página de história, uma vez que assinou o primeiro golo de sempre deste novo formato da Champions. - que esta época passou também a jogar-se em fase de liga, tal como acontece no setor masculino.

A vantagem era muito importante, até tendo em conta a qualidade do adversário, mas a verdade é que as encarnadas não conseguiram suster o ímpeto das transalpinas, que foi imediato. Carole Costa negou os intentos a Barbara Bonansea (18') e Lena Pauels disse presente a um cabeceamento de Cristiana Girelli (19'). O perigo rondava a baliza portuguesa e sentia-se que o golo do empate poderia estar a chegar. E chegou mesmo: aos 22 minutos, Barbara Bonansea cruzou da direita e Cecilia Salvai, à entrada da pequena área e livre de marcação, cabeceou para o 1-1.

Até ao intervalo manteve-se o domínio da Juventus, mas a defensiva encarnada conseguiu sempre impedir males maiores. A bola ainda voltou a entrar na baliza de Lena Pauels, mas o tento de Barbara Bonansea acabou por ser anulado devido a posição irregular (38').

A etapa complementar continuou a ser equilibrada, mas a Juventus teve mais chegadas ao último terço. Cristiana Girelli ficou perto de marcar, com um cabeceamento por cima (52'), e, no minuto seguinte, Estela Carbonell tirou um cruzamento/remate que beijou a barra da baliza à guarda da alemã do Benfica. Diana Gomes teve na cabeça uma soberana ocasião para recolocar as pentacampeãs nacionais na frente, mas o desvio da defesa-central internacional portuguesa saiu a rasar o poste (67').

O encontro caminhava a passos largos para o fim e o empate parecia ser um dado (praticamente) adquirido, mas a Juventus ainda conseguiu dar a volta ao texto: aos 87 minutos, e na sequência de um pontapé de canto cobrado por Eva Schatzer, do lado esquerdo, Cecilia Salvai voltou a aparecer em zona privilegiada e selou a cambalhota no marcador.

O Benfica não conseguiu pontuar em Turim e aponta já baterias para a próxima jornada desta fase liga da Champions, em que terá pela frente o Arsenal, atual campeão europeu em título.

Notícia atualizada às 19h57