Eis os adversários de Portugal na fase de grupos da Liga das Nações
A equipa das Quinas vai defrontar Noruega, Dinamarca e País de Gales no grupo A4

Já Pedro Proença destacou a «responsabilidade» inerente à conquista do troféu em 2025. «Somos a única seleção que ganhou duas vezes. Não há sorteios fáceis, mas entraremos com a ambição de quem quer revalidar a conquista», frisou. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol destacou a «curiosidade» de jogar contra equipas nórdicas no outono e deixou ainda uma «palavra de esperança» para as populações assoladas pelo mau tempo em Portugal. Proença defende os portugueses 'podem contar com a Federação».

Roberto Martínez destacou os «desafios diferentes» que a Seleção vai enfrentar na fase de grupos. O selecionador nacional dissecou Dinamarca, País de Gales e Noruega: «Jogar fora de casa contra equipas como a Dinamarca e Noruega em novembro pode ser um desafio. A Noruega está em forma, todos conhcemos o talento individual, estão a desfrutar a primeira qualificação para o Mundial em 20 anos. Conhecemos bem a Dinanarca, defrontámo-nos nos quartos de final da Liga das Nações. O País de gales é uma seleção competitiva, o Craig Bellamy está a construir uma equipa que olha olhos nos olhos qualquer equipa da Europa.»

O técnico espanhol destacou o possível impacto da maior novidade da nova edição da Liga das Nações: «É a primeira vez que há dois estágios para seis jogos, são duas semanas com quatro jogos. É o desafio novo que os jogadores têm de gerir bem.»

Martínez olhou posteriormente para o Campeonato do Mundo, que será disputado meses antes do início da fase de grupos da Liga das Nações: «Hoje é um dia para desfrutar, é uma competição diferente. Amanhã focamo-nos no mundial, competição totalmente diferente.»

O grupo A1 promete grandes emoções, dado o calibre das equipas envolvidas. Já o Grupo A3 reserva dois duelos entre Espanha e Inglaterra, finalistas do Euro 2024.

Já Portugal defronta a Noruega pela primeira vez desde 2011 e País de Gales desde 2016. Os duelos com a Dinamarca já são um clássico na última década

Todos os grupos da Liga A

Grupo A1: França, Itália, Bélgica e Turquia

Grupo A2: Alemanha, Países Baixos, Sérvia e Grécia

Grupo A3: Espanha, Croácia, Inglaterra e Chéquia

Grupo A4: Portugal, Dinamarca, Noruega e País de Gales

PAÍS DE GALES: eis a equipa que completa o grupo de Portugal. As duas seleções reencontram-se, dez anos depois da equipa das Quinas ter levado a melhor nas meias-finais do Euro 2016 (2-0).

Grupo A2: Alemanha, Países Baixos, Sérvia e Grécia

NORUEGA: as regras do sorteio colocaram a turma de Haaland, Schjelderup e Aursnes na rota lusa. Duelo nórdico quente contra a Dinamarca em perspetiva.

DINAMARCA: eis o primeiro adversário de Portugal. As duas equipas vão reencontrar-se cerca de um ano e meio depois de se terem defrontado nos quartos de final da passada edição da prova. Portugal perdeu 0-1 em Copenhaga, mas venceu 5-2 na segunda mão.

Croácia defronta a Espanha. Tal sorteio significa que a Dinamarca vai defrontar Portugal.

França e Itália defrontam-se no Grupo A1, enquanto Países Baixos e Alemanha medem forças no A2.

Eis a distribuição dos cabeças de série

Grupo A1: França

Grupo A2: Alemanha

Grupo A3: Espanha

Grupo A4: Portugal

Pepe é o convidado de honra para a realização do sorteio da Liga A. O antigo internacional luso explicou o impacto da conquista em 2025 : «Sempre encarámos a competição com muita seriedade, espero que continue sempre assim. Portugal é um sério candidato, podemos dizer favorito a ganhar pela terceira vez. Para o futuro, temos uma competição muito próxima [Campeonato do Mundo de 2026], somos um forte candidato, mas não somos favoritos. Acredito que Portugal vai entrar na competição com a humildade que distingue o nosso povo.»

«O sentimento de levantar o troféu na cidade do Porto foi gratificante, especialmente sendo a primeira edição», frisou, convidado a recuar até 2019.

Agora sim, é tempo de conhecer os adversários da Seleção.

LIGA B

Grupo B1: Macedónia do Norte, Eslovénia, Suíça e Escócia

Grupo B2: Hungria, Ucrânia, Geórgia e Irlanda do Norte

Grupo B3: Kosovo, Israel, Áustria e Irlanda

Grupo B4: Polónia, Bósnia-Herzegovina, Roménia e Suécia

Patrick Vieira é o convidado de honra do sorteio da Liga B. O antigo campeão do mundo e da Europa utilizou a equipa lusa para justificar impacto da competição: «Vê-se como a equipa de Portugal celebrou as vitórias. Significa muito»

LIGA C

Grupo C1: Albânia, Finlândia, Bielorrúsia e San Marino

Grupo C2: Montenegro, Arménia, Chipre e Letónia ou Gibraltar

Grupo C3: Cazaquistão, Eslováquia, Ilhas Faroé e Moldávia

Grupo C4: Islândia, Bulgária, Estónia e Luxemburgo ou Malta

Segue-se a Liga C

Fernando Llorente é o convidado para a realização deste sorteio. O avançado espanhol considera Portugal um dos favoritos à conquista da prova.

LIGA D

O grupo D1 será composto por Gibraltar ou Letónia, Malta ou Luxemburgo e Andorra.

Lituânia, Azerbaijão e Liechtenstein figuram no grupo D2.

Recorde-se que Gibraltar e Letónia e Malta e Luxemburgo ainda vão disputar o play-off de subida/descida relativo à última edição da prova, a 26 e 31 de março.

O sorteio começa pela Liga D.

Giorgio Marchetti, figura habitual nos sorteios das competições da UEFA, assume as rédeas do sorteio.

Mbo Mpenza, que representou o Sporting entre 2000 e 2001, é convidado de honra e vai ajudar a realizar o sorteio.

Os melhores momentos final four da última edição, conquistada por Portugal, estão a ser recordados com recurso a uma coletânea de imagens.

O sorteio tem início com um espetáculo inovador.

Roberto Martínez integrou uma fotografia com vários selecionadores, a poucos minutos do início do sorteio.

O sorteio fase de grupos começa pela Liga D.

Recorde-se que Portugal já conquistou a competição por duas ocasiões, em 2019 e 2025. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, marca presença no sorteio, que decorre após o Congresso da UEFA. Roberto Martínez também está presente.

Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os quartos de final, os últimos são despromovidos e os terceiros jogam play-off de manutenção com os segundos da Liga B.

Esta quinta-feira decorre ainda o sorteio das Ligas B, C e D. A Liga D é a única que conta com apenas dois grupos de três equipas cada. Nota ainda para o facto do lote de equipas que vão disputar as Ligas C e D não estar fechado. Gibraltar e Letónia e Malta e Luxemburgo ainda vão disputar o play-off de subida/descida relativo à última edição da prova, a 26 e 31 de março.

Potes das Ligas B, C e D

Liga B

Pote 1: Escócia, Hungria, Polónia e Israel

Pote 2: Suíça, Bósnia e Herzegovina, Áustria e Ucrânia

Pote 3: Eslovénia, Geórgia, República da Irlanda e Roménia

Pote 4: Suécia, Macedónia do Norte, Irlanda do Norte e Kosovo        

Liga C

Pote 1: Islândia, Albânia, Montenegro e Cazaquistão

Pote 2: Finlândia, Eslováquia, Bulgária e Arménia Pote

Pote 3: Bielorrússia, Ilhas Faroé, Chipre e Estónia

Pote 4: Letónia/Gibraltar, Luxemburgo/ Malta, Moldávia e San Marino      

 Liga D

Pote 1: Azerbaijão, Lituânia, Gibraltar/Letónia, Malta/Luxemburgo

Pote 2: Liechtenstein, Andorra

A quinta edição da Liga das Nações arranca no segundo semestre de 2026, com as quatro primeiras jornadas a serem cumpridas entre 24 de setembro e 6 de outubro. A fase de grupos fica completa com a disputa das últimas jornadas entre 12 e 17 de novembro. Todas as equipas do mesmo grupo defrontam-se em casa e fora.

Os quartos de final estão agendados para 25 e 30 de março de 2027. A final four será disputada a 9 e 13 de junho.

Portugal, é cabeça de série e figura no pote 1 no sorteio da Liga A, tal como França, Espanha e Alemanha, equipas que estão melhor colocadas no ranking da UEFA. Estes são também os adversários que a equipa das Quinas evita defrontar nesta primeira fase. Em sentido inverso, a Seleção pode defrontar equipas de alto calibre como Inglaterra, Itália ou Bélgica, que figuram nos restantes três potes.

Pote 2: Itália, Países Baixos, Dinamarca e Croácia

Pote 3: Sérvia, Bélgica, Inglaterra e Noruega

Pote 4: País de Gales, Chéquia, Grécia e Turquia

Sejam muito bem-vindas e bem-vindos ao acompanhamento ao minuto do sorteio da fase de grupos da Liga das Nações, que decorre a partir das 17h, em Bruxelas, na Bélgica. Portugal é o detentor do título, depois de vencido a Espanha na final (5-3 nos penáltis, após 2-2 no tempo regulamentar), em Munique, a 8 de junho de 2025.

Cristiano Ronaldo com a Taça relativa à Liga das Nações