O Benfica goleou o Damaiense por expressivos 8-0. Foto: SL Benfica

Benfica sem piedade: 8-0 ao Damaiense!

Comandadas de Ivan Baptista venceram de forma expressiva em encontro de sentido único; águias também goleado o Vitória de Guimarães (5-1) na jornada anterior

A segunda vitória e, em simultâneo, a segunda… goleada para o Benfica na Liga feminina, onde após ter tido um percalço (leia-se, empate) na jornada inaugural, goleou o Damaiense tal como havia goleado o Vitória de Guimarães no fim de semana anterior. Depois de aplicar 5-1 às minhotas, as águias impuseram claros 8-0 às algarvias.

A superioridade benfiquista começou a definir-se nos minutos iniciais e aos cinco minutos as comandadas de Ivan Baptista já venciam graças a um desvio certeiro de Cristina Martín-Prieto após cruzamento preciso de Marit Lund pela esquerda.

O Benfica dominava com facilidade e, depois de Anna Gasper ter atirado ao travessão aos 11 minutos, o 2-0 chegou aos 14’ por Chandra Davidson, de cabeça, após pontapé de canto batido por Lund.

As águias afrouxaram ligeiramente o ritmo, mas nem por isso deixavam de dominar em absoluto e o 3-0 chegaria na transformação de um penálti cometido por Lícia Cruz, defensora do Damaiense que, após revisão do VAR, recebeu ordem de expulsão após ter cometido falta sobre Lúcia Alves, e a capitã Carole Costa encarregou-se da conversão aos 39’.

Sem tempo para as visitantes poderem respirar, o Benfica chegou ao 4-0 aos 41’ por Anna Gasper, dando seguimento a uma oportunidade em que Martín-Prieto havia atirado ao travessão. Lúcia Alves ainda celebraria o 5-0 instantes do intervalo, mas encontrava-se adiantada.

Porém, não foi necessário esperar muito no segundo tempo para que esse golo se confirmasse – logo ao primeiro minuto, Cristina Martín-Prieto e Diana Silva atiraram ao poste esquerdo e travessão, respetivamente para, segundos depois, se repetirem as intervenientes do primeiro golo: Lund cruzou e Martín-Prieto finalizou, desta feita de cabeça.

A guardiã do Damaiense, Amber Lockwood, fazia o que podia para impedir a derrocada da sua equipa, mas os golos sucederam-se com naturalidade – 6-0 aos 65’ e com a quarta (!) assistência de Marit Lund, que voltou a bater um canto de forma exímia, agora para a cabeça de Diana Silva.

Cerca de minuto e meio depois, o sétimo golo para as encarnadas, no bis de Carole Costa, servida por Anna Gasper e, em catadupa e apenas segundos decorridos, Diana Silva também bisou, aproveitando as facilidades concedidas e a assistência de Lara Martins. Até final, Lund esteve perto de juntar um golo às quatro assistências rubricadas, mas o resultado (expressivo) fixou-se nos oito tentos sem resposta.