Gyokeres celebrou o seu terceiro golo pelo Arsenal
Gyokeres celebrou o seu terceiro golo pelo Arsenal - Foto: IMAGO

Gyokeres e bis (com golaço) de Zubimendi estragam estreia de Postecoglou

Treinador australiano sucedeu a NES e fez o seu primeiro jogo pelo Nottingham Forest, mas o Arsenal foi bastante superior em casa e ganhou justamente, com mais um golo do sueco e a estreia a marcar do espanhol, a dobrar

Regressou a Premier League e com uma vitória sem espinhas do Arsenal ao Nottingham Forest (3-0). Depois da derrota com o líder Liverpool, os gunners queriam regressar aos triunfos após esta pausa para seleções e a vítima foi Ange Postecoglou, que sucedeu a Nuno Espírito Santo e estreou-se no comando técnico dos tricky trees, da pior maneira.

A equipa do australiano ainda deu sinais nos primeiros minutos que o objetivo era jogar de igual para igual com o adversário, que era favorito, mas isso não aconteceu e a formação orientada por Mikel Arteta foi muito superior, especialmente na primeira parte, não dando hipóteses ao oponente.

Porém, o técnico espanhol recebeu notícias muito más na primeira parte: Odegaard, de regresso ao onze inicial após alguns problemas físicos, lesionou-se e teve de sair aos 18 minutos. O norueguês sofreu uma entrada muito dura de um colega de equipa, Timber, e caiu mal, magoando-se no ombro. Ainda decidiu continuar, mas não deu e foi rendido por Nwaneri. Do outro lado também houve uma alteração forçada, Murillo deu lugar a Savona, que se estreou na liga inglesa, mas foi Morato, ex-Benfica quem deixou a ala esquerda e ocupou o seu lugar no eixo da defesa.

Sem o seu capitão, os visitados continuaram à procura do golo e ele só surgiu depois da meia-hora de jogo, num quarto canto consecutivo: bola batida por Madueke e cortada por Wood, mas Zubimendi estava à entrada da grande área para se estrear a marcar com um golaço. Excelente remate de primeira do espanhol, e sem deixar cair a bola, tendo ainda contado com um ligeiro desvio de Murillo, que enganou Sels, mas sem tirar o mérito ao ex-Real Sociedad.

Em cima da ida para os balneários, Gyokeres também tentou fazer o seu. Não surgiu na primeira parte, surgiu nos primeiros segundos da segunda: Calafiori lançou Eze na profundidade e o inglês encontrou o sueco com um cruzamento rasteiro. O ponta de lança só teve de encostar e celebrou o terceiro golo pelo Arsenal, tornando-se já no melhor marcador desta edição da Premier League, a par de Erling Haaland, que ainda não jogou, ambos com três tentos. O lance ainda foi analisado pelo VAR, por possível fora de jogo do ex-Crystal Palace, mas a equipa de arbitragem validou o golo, por muito pouco.

O Nottingham tentou reagir e pouco depois Wood acertou na trave, para desilusão dos adeptos forasteiros. Mas Gyokeres não ficou atrás e também esteve muito perto de voltar a bisar no Emirates, acertando com estrondo no poste. O bis não aconteceu e Arteta tirou o sueco antes do 70', já a pensar no jogo de terça-feira em Bilbau para a UEFA Champions League. Para o seu lugar entrou Rice, que também foi poupado no onze inicial e que entrou para segurar o resultado. Esse era o objetivo, mas o Arsenal ainda chegou ao terceiro e novamente por Zubimendi! Não bisou Gyokeres, bisou o espanhol - o primeiro da carreira - e com uma cabeçada, que até deixou o próprio surpreendido, após cruzamento de Trossard, acabado de entrar.

Vitória convincente e segura do Arsenal, que, para já, iguala o Liverpool na liderança do campeonato inglês, mas fica à espera do que possam fazer os reds em casa do Burnley, mas também o Chelsea em Brentford.