Grillitsch conduziu a ópera e Horta selou mais um triunfo (crónica)
O SC Braga venceu o Rio Ave, por 2-0, alcançando o quarto triunfo consecutivo na Liga, o sexto jogo seguido sem sofrer golos e retomando o 4.º lugar da classificação. Tudo graças a uma exibição de gala de Florian Grillitsch que marcou e assistiu, assim como a de Ricardo Horta, que bisou na partida.
Sem precisar de acelerar muito, o emblema minhoto chegou à vantagem (4’) com um golo de Grillitsch que se estreou a marcar pelos bracarenses. No entanto, a assistência de Pau Víctor - atravessa um momento de forma incrível - é primorosa. Ainda antes dos dez minutos, nova tentativa dos homens da casa, com remate de primeira de Gabri Martínez, mas que saiu fácil para o estreante Ennoi van der Gouw agarrar.
Bezerra tentou responder (12’) com um tiro de longe, porém apenas obrigou Hornicek a ir ao chão e a sujar o equipamento. Aos 17 minutos, um lance pouco habitual em Ricardo Horta que falhou de forma épica. Bright Arrey-Mbi encheu-se de confiança e rematou forte, de longe, com a bola a encontrar o capitão dos guerreiros que com a baliza escancarada atirou ao poste.
O domínio da equipa da casa continuou e até ao intervalo ainda procurou aumentar a vantagem com um tiro de longe de Zalazar, que saiu um pouco ao lado do poste. Também Horta tentou de livre direto, mas o guardião neerlandês fez uma boa defesa. Sem conseguirem marcar, os arsenalistas foram para o descanso a vencer por um, apesar de terem tido o controlo total do encontro.
O SC Braga entrou com a força toda no segundo tempo e Gabri Martínez ficou perto do segundo, tal como Grillitsch, logo a seguir, porém o remate do austríaco saiu ao lado. Aos 59’, o trio maravilha quase fez um golo de antologia. Zalazar arrancou pelo flanco direito, serviu Ricardo Horta que assistiu Pau Víctor calcanhar, só que o remate saiu contra o guarda-redes.
Ao minuto 63, nova hipótese para os arsenalistas, com o camisola 77 a ganhar em velocidade, a trabalhar bem dentro da área, no entanto a bola acabou por ser desviada já perto da linha de golo. Aos 73’ chegou a tranquilidade com o tento apontado por Ricardo Horta. Zalazar ganhou a batalha no corredor e Grillitsch assistiu o avançado luso que apenas desviou com um toque subtil, perante um desamparado Ennio van der Gouw.
Já nos descontos (90+3’), o capitão bisou e selou mais um triunfo para os minhotos. O Rio Ave está há quatro rondas a perder e sem marcar qualquer golo.
As notas dos jogadores do SC Braga: Lukas Hornicek (5), Adrian Barisic (5), Gustaf Lagerbielke (5), Bright Arrey-Mbi (6), Víctor Gómez (5), João Moutinho (6), Florian Grillitsch (7), Gabri Martínez (6), Rodrigo Zalazar (6), Pau Víctor (6), Ricardo Horta (7), Fran Navarro (5), Diego Rodrigues (5), Demir Tiknaz (-), Leonardo Lelo (-) e Yanis da Rocha (-).
As notas dos jogadores do Rio Ave: Ennio van der Gouw (4), Jakub Brabec (4), Gustavo Mancha (4), Nelson Abbey (4), Marious Vrousai (5), Tamás Nikitscher (5), Giorgios Liavas (5), Omar Richards (5), Diogo Bezerra (5), Tamble Monteiro (5), Antonís Papakanellos (5), Olinho (5), Dario Spikic (5), Jalen Blesa (5), Andreas Ntoi (-) e Leonardo Buta (-).
Sotiris Sylaidopoulos
O SC Braga entrou muito bem e nós procuramos contrariar um pouco, porém a equipa estava muito longe do avançado. Foi difícil, pois mudámos muitos jogadores nos últimos dias e apenas trabalhámos com os que chegaram agora há alguns dias. É uma nova equipa e agora temos de procurar uma maneira rápida de dar a volta a estes resultados.
Carlos Vicens
Uma entrada em jogo, tal como fizemos nos últimos. Estivemos a um nível alto desde o princípio. Era o que procurávamos, fazer uma exibição boa, perante os nossos adeptos e sem permitir ocasiões aos rivais. Demorámos algum tempo a chegar ao segundo golo e no futebol tudo pode acontecer. Contente pelo esforço, pela mentalidade e agora temos de continuar.