GP Itália: Verstappen aproveita erro crasso da McLaren e vence em Monza
Max Verstappen nem precisava de ajuda, depois de ter dominado quase do início ao fim o GP de Itália, mas a McLaren decidiu dar uma mãozinha com uma paragem desastrosa de Norris, na volta 47. O britânico voltou à pista no 3.º lugar, até atrás de Piastri, mas a equipa pediu depois ao australiano para ceder o lugar ao companheiro de equipa, uma vez que tinha sido o erro nas boxes que obrigou a uma paragem de quase seis segundos a 'roubar' o lugar a Norris.
O neerlandês voltou a receber a bandeira de xadrez oito corridas depois e somou a terceira vitória da época. O melhor que Norris conseguiu foi fixar a melhor volta, batendo até o recorde da pista, que era de Barrichello, mas como isso já não vale pontos para a classificação do Mundial de pilotos, serve-lhe apenas de prémio de consolação.
O interesse da corrida resumiu-se praticamente apenas ao início e ao fim, uma vez que na partida Verstappen atirou Norris para a relva, e foi depois aconselhado pela equipa a deixar o britânico passar ainda na 2.ª volta, para evitar penalizações.
Ainda assim o Red Bull pareceu sempre muito mais rápido do que os McLaren e na 5.ª volta Max reaasumiu a liderança, que só perdeu quando foi às boxes, na volta 38. A estratégia de parar primeiro acabou por revelar-se decisiva, também graças ao referido erro da McLaren na paragem de Norris, que aconteceu uma volta depois de Piastri trocar os pneus.
O erro nas boxes deixou Max confortável na liderança para voltar a triunfar em solo italiano - e sorridente, tal como se viu na mensagem de rádio após a ordem da McLaren para que Piastri deixasse Norris passar -, ele que tinha subido ao lugar mais alto do pódio pela última vez no GP da Emilia-Romagna.
De resto, destaque para Hulkenberg, que não começou a corrida por problemas no carro, e Alonso, que não a terminou por causa de uma falha na suspensão, tendo abandonado o GP à volta 26. A lutar pelo 13.º lugar, Sainz e Bearman ainda colidiram e perderam terreno para Hadjar, que partiu de último nas boxes e ainda conseguiu somar um ponto, depois de se ter estreado no pódio em Zandvoort.
Na classificação do Mundial de pilotos, Oscar Piastri na liderança, com 324 pontos. Lando Norris segue no 2.º lugar, com 293, enquanto Verstappen soma 230 e é 3.º.
Artigos Relacionados: